O Programa Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Governo Federal, que tem por objetivo garantir os direitos das famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social, buscando melhorar o acesso dessas famílias aos serviços de Assistência Social, Educação e Saúde. O trabalho tem o objetivo de analisar a evolução no acompanhamento da saúde das famílias beneficiarias do programa no município de Itapiranga-AM no período de cinco anos (2020 a 2024) após implantação de novas estratégias de trabalho na APS, observar qual vigência teve maior cobertura no acompanhamento dos beneficiários e descrever a eficácia das estratégias adotadas pela gestão do programa PBF.
O acompanhamento nas condicionalidades da saúde é realizado duas vezes ao ano, 1ª e 2ª vigência. Segundo dados do IBGE o município de Itapiranga-AM possui uma população estimada de 10.805 pessoas, cadastrados no e-SUS 11.491, destes 3.969 são beneficiários a serem acompanhados na 1ª vigência de 2025.
A busca ativa dos beneficiários através dos Agentes Comunitários de Saúde, realizando o peso e altura das famílias acompanhadas, as campanhas de vacinas, onde são elaboradas etiquetas que identificam os usuários que estão com a vacina atualizada, a implementação da Coordenação Municipal do Programa Bolsa Família com representantes da Saúde, Assistência Social e Educação , fortalecendo as ações intersetoriais, mais informações aos profissionais da saúde da atenção primária sobre o Programa Bolsa Família e busca ativa dos beneficiários ribeirinhos nas viagens da UBS Fluvial.
Foram analisados os relatórios dos consolidados do acompanhamento das condicionalidades de saúde Programa Bolsa Família no município de Itapiranga-AM, no período de cinco anos (2020 a 2024), das 1ª e 2ª vigências respectivamente. Estes dados estão disponíveis no site e-Gestor Atenção Primária – Relatórios Públicos do Ministério da Saúde. Os dados serviram de base para fazer um quadro comparativo para analisar a evolução no acompanhamento da saúde das famílias beneficiarias do programa no município e para verificar em qual vigência teve maior cobertura no acompanhamento dessas condicionalidades. De acordo com os dados analisados nos relatórios, observa-se que nas primeiras vigências foram alcançados um percentual de cobertura de 73,84% em 2020, 63,38% em 2021, 88,11% em 2022, 88,55% em 2023, 88,23% em 2024. Apresentando um aumento de 14,39% no acompanhamento na primeira vigência, comparando o início e término do período analisado. Nas segundas vigências foram alcançados um percentual de 59,12% em 2020, 86,82% em 2021, 89,95% em 2022, 86,51% em 2023, 91% em 2024. Apresentando um aumento de 31,71% no acompanhamento dos beneficiários na área da saúde, na segunda vigência.
Com o fortalecimento das ações intersetoriais e mais informações aos profissionais de saúde da atenção primária, aumento na busca ativa dos beneficiários, na cobertura vacinal e na conscientização dos beneficiários da importância fazerem uso dos serviços de saúde ofertados na atenção básica e de cumprirem essas condicionalidades para garantirem a continuidade no recebimento do seu benefício, contribuíram para o crescimento no percentual de cobertura dos beneficiários a serem acompanhados nas condicionalidades de saúde e para os resultados positivos no acompanhamento nos últimos cinco anos no município de Itapiranga-AM.
Fortalecer as ações intersetoriais e mais informações aos profissionais de saúde da atenção primária, conscientizar os beneficiários de seus direitos e deveres no cumprimento das condicionalidades de saúde através de palestras e busca ativa com a ajuda dos agentes comunitários de saúde e as equipes da atenção primária.
Secretaria Municipal de Saúde Itapiranga AM
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO