Apresentação
Durante o ano de 2024, a Atenção Primária à Saúde (APS) de Campina Grande-PB, passou por uma ampliação devido a adesão ao Programa ‘APS do Futuro’, instituído pelo Ministério da Saúde, a partir do qual foram implantadas 83 novas equipes no município, totalizando atualmente 203 equipes de saúde da família, alcançando 100% de cobertura da APS, além de contar com 02 equipes de Consultório na Rua (CnR), 06 equipes de Atenção Primária (eAP), 03 Equipes de Atenção Primária Prisional (EAPP) e 10 equipes e-multi.
Diante desse processo de expansão dos serviços e com vistas a oportunizar o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde (EPS) e da força de trabalho da APS, foi estruturando um curso de atualização, denominado de ‘Atualiza APS’. Sabe-se que a educação permanente não se limita à sua dimensão pedagógica, sendo também reconhecida como uma ferramenta essencial de gestão, pois possibilita a tomada de decisões a partir do fortalecimento do processo de trabalho dos profissionais.
Sendo assim, o curso destinou-se a todos os profissionais de saúde da APS de Campina Grande e ocorreu durante o ano de 2024, nas dependências de Instituições de Ensino Superior (IES) do município. Além disso, a experiência vivenciada durante a construção e implementação do curso expressa sua relevância, visto que este se consolidou como uma estratégia fundamental para o fortalecimento da educação permanente e incorporou novas ferramentas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem
Capacitar todos os profissionais de saúde da APS e das equipes de e-Multi de Campina Grande por meio de atualizações;
Desenvolver habilidades práticas e teóricas nos profissionais de saúde para que possam responder de forma mais eficaz às necessidades de saúde da população, considerando o contexto da ampliação da cobertura da APS;
Incorporar novas ferramentas metodológicas na formação dos profissionais de saúde, promovendo uma abordagem mais dinâmica e participativa no processo educativo e uma integração entre os profissionais da APS e as IES;
Fortalecer a Educação Permanente em saúde do município, através da incorporação de metodologias ativas de aprendizagem (MAA).
Metodologia
Para elaboração do curso foram realizadas reuniões semanais, com a presença de coordenadores e profissionais da APS, estas ocorreram durante o segundo semestre de 2023, e foi acordado que o curso contemplaria uma carga horária de 60 horas, sendo 30 horas presenciais e 30 horas dedicadas à aprendizagem autodirigida (AAD).
Foram formulados Termos de Referência (TRs), que serviram como guia para a condução das aulas, e abordados conteúdos essenciais para a prática da APS, a exemplo do resgate das Políticas Públicas de Saúde; Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de 2017; territorialização e interprofissionalidade; Redes de Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde e Sistemas de Informação em Saúde.
Para execução das aulas, ocorreram capacitações com os facilitadores para repasse dos TRs e as aulas eram ministradas semanalmente, divididas em cinco encontros, e os participantes foram os profissionais de saúde da APS do município e equipes e-Multi.
Os facilitadores foram profissionais da gestão, do serviço, das IES e do Conselho de Saúde, que tivessem o perfil para o exercício da preceptoria e expertise nos conteúdos abordados, totalizando 98 facilitadores. A coordenação do curso esteve a cargo da Diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, juntamente com três profissionais da APS: uma dentista, uma enfermeira e uma médica. As turmas eram compostas por 25 a 30 profissionais e 03 facilitadores por turma. Ademais, todos os conteúdos foram ministrados através de MAA.
Fortalecer a Educação Permanente em Saúde e o processo de trabalho dos profissionais da APS de Campina Grande, utilizando novas ferramentas de ensino aprendizagem com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
O ‘Atualiza APS’ capacitou 1.863 profissionais, distribuídos em 04 ciclos: o 1º ciclo com 08 turmas simultâneas, o 2º ciclo com 10; o 3º ciclo com 19 e o 4º ciclo com 23 turmas. Cabe destacar que o curso teve início em março de 2024 e o último ciclo ocorreu em novembro do mesmo ano.
Dentre as abordagens metodológicas utilizadas durante as aulas, destacam-se: a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL); Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Sala de Aula Invertida; Método Jigsaw; Apresentação de vídeos; Dinâmicas, Estudos de Casos e Painel Interativo. O uso destas ferramentas metodológicas oportunizou uma maior participação dos profissionais durante a execução das oficinas e no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo durante as discussões. Além disso, o trabalho em equipe foi incentivado para fortalecer a prática interprofissional e colaborativa, de modo que as habilidades aprendidas pudessem ser aplicadas em seus ambientes de trabalho.
Ademais, as salas de aula para ocorrência do curso foram nominadas por personagens que desempenharam e ainda desempenham um papel fundamental no avanço da construção das Políticas Públicas em Saúde e do SUS, a saber: Eugênio Vilaça, Emerson Merhy; Bárbara Starfield; Jairmilson Paim; Nise da Silveira, Felipe Proenço, Carlos Matus, dentre outros. A aproximação com esses autores, suas contribuições e com as MAA, propiciou aos profissionais o acesso a novos conhecimentos, o fortalecimento do protagonismo e um processo de repensar práticas.
O curso de atualização, realizado com os profissionais da APS e equipes e-Multi por meio de MAA, demonstrou ser uma estratégia eficaz para fortalecer conhecimentos e aprimorar práticas no contexto da saúde pública. Ao tempo em que foi uma experiência desafiadora pelo quantitativo de profissionais a serem treinados, também foi uma construção coletiva rica em troca de vivências, reflexões e problematizações acerca do processo de trabalho vivenciado por todos e das estratégias de enfrentamento dos desafios cotidianos nos territórios de atuação.
A capacitação proporcionou aos profissionais uma visão mais integrada e estratégica, alinhando suas práticas aos princípios do SUS e favorecendo uma assistência qualificada e resolutiva. Dessa forma, o curso não apenas contribuiu para a qualificação dos profissionais, mas também incentivou a transformação das práticas na APS, impulsionando mudanças positivas na assistência prestada à população, ocorreu ainda a integração ensino serviço através da participação de facilitadores das IES.
Portanto, recomenda-se a realização de ações de educação permanente e a ampliação do uso de metodologias ativas para a consolidação dos conhecimentos dos profissionais e o fomento à inovação no cuidado em saúde.
Secretaria de Saúde Campina Grande - Avenida Jornalista Assis Chateaubriand - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO