O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo com abordagem mista – quantitativa e qualitativa –, desenvolvido no território a partir das atas das reuniões do gestor de saúde da cidade de Belmiro Braga (MG) com a comunidade.
Intensificar o vínculo da gestão de saúde com comunidade, garantindo acesso às informações sobre funcionamento dos serviços, processos saúde doença, atividades da administração municipal, buscando resoluções para os problemas com a mobilização e fortalecimento. O gestor de saúde do município de Belmiro Braga (MG) estabeleceu a realização de reuniões nas comunidades onde promove a interação da população com o setor de saúde. A forma encontrada por ele para maior adesão foi oferecer jantares para os quais cada cidadão contribui de alguma forma. Essas reuniões tem tido grande aceitação pela população com comparecimento maciço as mesmas
Nas reuniões, estabeleceu-se cumplicidade, confiança e respeito entre comunidade e a gestão, que passaram a enfrentar juntas as limitações impostas pela atual política de saúde, cujas dificuldades parecem estar mais evidentes para aqueles que estão na “porta de frente” do sistema. Espera-se que as reuniões se constituam em processo de crescente participação no desenvolvimento do trabalho da equipe e na obtenção de atenção que responda às reais necessidades da população e com sua efetiva participação. O desenvolvimento dessa iniciativa no município de Belmiro Braga tem se mostrado de grande importância na qualificação da assistência oferecida a população.
Rua Joana Claudina, 457 - Belmiro Braga, MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO