Os problemas de saúde mental vêm se constituindo uma realidade nas UBS. A população em processo de adoecimento, ou em crise, procura os serviços de saúde em busca de medicamentos para alívio de suas angústias e dores. Observou-se que a distribuição de psicofármacos é extremamente significativa nos serviços da atenção básica e isso confirma a importância das ações com o objetivo da desmedicalização. Na UBS Jd. Eulina, iniciamos um método alternativo de tratamento não medicamentoso; o artesanato. Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de 4 horas, em um espaço cedido pela Associação Amigos do Bairro Jd. Eulina, que conta com dois grupos, o primeiro grupo de artesanato teve início em fevereiro 2014 até maio de 2017, o segundo iniciou em junho de 2017 e finalizou em novembro de 2018. Ambos os grupos contaram com a presença de uma média de 30 pessoas, sendo todas mulheres, na faixa etária de 20 a 70 anos.

Objetivo do grupo de artesanato é ensinar trabalhos artesanais variados, visando a melhora na qualidade de vida dos usuários. Proporcionando vínculo social e afetivo, melhorando a renda familiar e promovendo momentos de lazer e distração. Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de 4 horas, em um espaço cedido pela Associação Amigos do Bairro Jd. Eulina, com a agente comunitária de saúde Silvia Helena, que já exercia essas atividades anteriormente. Os inscritos no curso aprendem a fazer bordados, pinturas, moldes das peças, corte costura e confecções, entre outras atividades.

Na visão de promoção da saúde mental, o grupo de artesanato é um dispositivo que ultrapassa os seus objetivos, contribuindo no encontro de condições favoráveis e saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, possibilita a manutenção e o reequilíbrio da saúde mental dessas mulheres. A melhoria das pessoas envolvidas no projeto foi nítida, temos relatos das próprias alunas, tais como: me ajudou na depressão, me sinto realizada em conseguir fazer estas coisas lindas, gosto dos momentos que passamos juntas, o artesanato me ajuda com as despesas do lar, o artesanato me faz recarregar as energias da semana, dentre outros. Na visão de promoção da saúde mental, o grupo de artesanato é um dispositivo que ultrapassa os seus objetivos, contribuindo no encontro de condições favoráveis e saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, possibilita a manutenção e o reequilíbrio da saúde mental dessas mulheres.

Principal

Silvia Helena Mandetta

silvia.mandetta10@gmail.com

Coautores

Silvia Helena Mandetta

A prática foi aplicada em

Campinas

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Campinas

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Carmino Antonio de Souza

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

03 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas