Olá,

Visitante

Fora da Casinha: uma Experiência de Integração da Rede de Atenção Psicossocial de Bauru

o Bloco Fora da Casinha é uma experiência que vem sendo realizada há um ano na Rede de Atenção Psicossocial de Bauru. Inspirado em iniciativas artísticas anteriores com grupos de saúde mental da cidade e de outros locais alguns trabalhadores da rede se uniram e pensaram a proposta de um bloco musical. Foi com o intuito de integrar serviços, profissionais, usuários e familiares da saúde mental do município de Bauru que foi criado o “Bloco Fora da Casinha”. Nessa proposta busca-se refletir sobre os princípios da Atenção Psicossocial e da Luta Antimanicomial e suas implicações no cotidiano dos usuários, familiares e dos serviços de saúde mental.

Expressar sentimentos, desenvolver novas habilidades, fortalecer e criar vínculos, discutir e promover a inclusão social através da música e contribuir no enfrentamento de estigmas, tanto da sociedade em relação aos usuários como entre esses e os tra o Bloco é composto por equipe multiprofissional, sendo duas psicólogas, duas terapeutas ocupacionais, uma fonoaudióloga, uma enfermeira e conta com participação de usuários, familiares e estagiários do CAPS Ad, CAPS I e Ambulatório Municipal de Saúde Mental de Bauru. Os encontros são quinzenais no CAPS Ad e tem duração de uma hora e meia. Iniciam-se com roda de conversa e atividades de musicalização, como aquecimento vocal, exercícios de ritmo, percepção, afinação vocal, respiração correta e musicalidade como um todo. A partir das tradicionais marchinhas de carnaval são criadas composições que transmitem a luta pelos direitos ao tratamento em liberdade e pela cidadania. São executadas as músicas com instrumentos confeccionados pelo grupo.

o grupo fez sua estreia na Semana da Luta Antimanicomial de Bauru em 2018 e participou de eventos em Universidades, no Centro Cultural de Bauru e na Caravana de Saúde Mental e Direitos Humanos realizada em Botucatu. É possível observar a integração e parceria entre usuários, familiares e técnicos a partir dos encontros promovidos e a desconstrução de estereótipos. Os usuários relatam sentir alegria, orgulho e satisfação por estarem envolvidos nessa proposta além de aguardarem ansiosamente os encontros. Este trabalho tem colaborado no processo de transformação e enfrentamento do sofrimento psíquico, com melhora na autoestima, fortalecimento de vínculos e minimização de estigmas quanto ao transtorno mental e o uso de substâncias psicoativas.o Bloco Fora da Casinha tem apresentado outras possibilidades de inserção dos usuários da saúde mental na sociedade e o reconhecimento desses como pessoas capazes de produzir vida, saúde e arte. A integração da Rede de Atenção Psicossocial de Bauru mostra que é necessário superar certas dificuldades específicas dos serviços e construir projetos coletivos para a saúde mental baseados nos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.

Principal

Juliana Peixoto Pizano

julianapizano@bauru.sp.gov.br

Coautores

Anecy Fátima Tendolo Alves Bertoni, Janice Maria Moreira Gomes, Lara De Castro Legnaro Paleari, Luciana De Oliveira Martins Perosso, Roberta Quirino Moraes Silveira

A prática foi aplicada em

Bauru

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Monsenhor Claro, 6-99 – Centro - Bauru

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

José Eduardo Fogolin Passos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal