A saúde do trabalhador é um campo que visa promover um conjunto de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores, além de estar completamente interligada com a Atenção Primária à saúde para o desenvolvimento das ações no município de Assunção-PB. Segundo Silva (2016), os problemas de saúde relacionados ao trabalho podem ser detectados primeiramente na APS, já que seus serviços estão presentes no território em que os trabalhadores residem e, eventualmente, trabalham. Além disso, de acordo com a Portaria nº 1.823, que institui a PNSTT, os serviços de APS são primordiais na garantia da integralidade na atenção à saúde do trabalhador, mediante ações de proteção, com articulação e construção conjunta de protocolos, linhas de cuidado e matriciamento na assistência da saúde do trabalhador.
No município de Assunção-PB, essas ações são desenvolvidas nas duas unidades de Estratégia Saúde da Família para trabalhadores em geral e em campo, sendo destinadas inicialmente para os trabalhadores das empresas do Caulim. Com os objetivos de: oferecer mais um recurso de prevenção, promoção e recuperação da saúde do trabalhador; desenvolver ações de saúde destinadas aos trabalhadores do município, para fortalecer esse âmbito da atenção primária à saúde na cidade de Assunção; garantir a integralidade na atenção à saúde do trabalhador na Atenção Primária à Saúde.
Foi visto a necessidade de prestar uma atenção e assistência a mais na saúde dos trabalhadores do município de Assunção-PB.
Foi observado grande aceitação dos empregadores nessas ações e a busca incessante dos trabalhadores em geral na oferta desses atendimentos no município de Assunção-PB, seja dos atendimentos noturnos nas unidades ou dos atendimentos realizados em campo nas empresas do Caulim. Foram totalizados, em geral, 470 atendimentos aos trabalhadores em 9 meses de abril a dezembro do ano de 2023, das ações dos atendimentos noturnos, em campo nas empresas, e em eventos destinados aos trabalhadores, comprovando a importância e a eficácia de realizar e desenvolver essas ações no município junto a APS em prol da saúde desse respectivo grupo.
Agrupar-se a outras vigilâncias de saúde da atenção primária à saúde para que assim consigam desenvolver as ações com êxito.
PB-228, 320, Assunção - PB, 58685-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO