Ampliar Saúde: uma forma eficaz de suprir as necessidades das pessoas com deficiência através da cooperação interfederativa regionalizada e hierarquizada

A equipe de Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais buscou parcerias junto ao Ministério da Saúde, inscrevendo a instituição no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). Assim que a inscrição foi deferida, houve a proposta do projeto Ampliar Saúde, visando aumentar os atendimentos de reabilitação/habilitação para pacientes com vinculo institucional e estender esses atendimentos para pessoas com deficiência do município de São Mateus do Sul e região, sem vínculos institucionais. Ao total, foram quase quatro anos de espera, porém em agosto de 2018 o projeto começou a ser executado, aumentando o número de atendimentos. Antes eram realizados 816 atendimentos pelo SUS, somente para alunos, e passou a realizar mais 1.232 pelo Pronas, atendendo toda a demanda da instituição e mais 65 pacientes com deficiência do município e região. O projeto justifica-se pela necessidade de tratamento especializado para esse público no município.

O Projeto Ampliar Saúde visa expandir os serviços médico-assistenciais para pessoas com deficiências, atendidas pela APAE-SMS, através da ampliação do número de atendimentos em reabilitação e estender esse serviço de saúde a outras pessoas com déficit. Realizou-se um processo seletivo, os candidatos foram escolhidos, através de análise do currículo e entrevista. Logo após, houve reunião com o gestor da Secretaria de Saúde e ficou definido que o Caps referenciaria os encaminhamentos dos pacientes sem vínculo com a instituição. No dia 27 de agosto de 2018, iniciou-se a execução do projeto, através da avaliação dos pacientes pela equipe multidisciplinar. Foi instituída uma agenda de atendimentos conforme a necessidade de cada paciente. o paciente que participa do projeto possui um prontuário onde consta a documentação necessária para a realização dos atendimentos, sendo: cópia da carteira da identidade, CPF, cartão do SUS, laudos médicos e exames, entre outros que podem ser necessários.

Os pacientes assistidos pela instituição recebem atendimentos de 30 minutos com cada profissional conforme avaliação técnica, nas seguintes áreas: fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, clinica medica, nutrição e assistente social. Segundo avaliação recente os pacientes estão apresentando resultados satisfatórios, tanto na saúde física quanto na mental, de acordo com o que pode ser observado e em coleta de dados junto as famílias e equipe pedagógica. Antes a instituição realizava 816 atendimentos, por mês, com o projeto passou a realizar 1.232 a mais por mês, totalizando 2.048 no mês. Essa parceria tem dado resultados positivos para os munícipes com deficiência de São Mateus do Sul e região. De acordo com todos os dados obtidos verificou-se que o projeto está atendendo a demanda proposta, com ética e profissionalismo, todos os atendimentos estão sendo realizados buscando a excelência na qualidade visando à saúde do paciente e sua reabilitação. Buscou-se realizar um trabalho em conjunto com a escola onde o paciente está inserido e com a participação das famílias. Percebeu-se que existe demanda para um projeto maior, devido ao número de pacientes na lista de espera.

Sem registro

Principal

João Afonso Felchak

jfelchak2000@hotmail.com

Coautores

Marcos Alberto Diedrichs Filho, Yasmin Aniele Nehls, Valéria Fernandes Da Conceição, Daiane Bueno Ogrysko

A prática foi aplicada em

São Mateus do Sul

São Mateus do Sul

São Mateus do Sul

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Rua Tenente Max Wolf Filho - São Mateus do Sul, PR, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcos Alberto Diedrichs Filho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

04 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas