Olá,

Visitante

Ambulatório de Saúde do Homem – Centro de Saúde – Sobradinho DF

Acreditamos que uma orientação multidisciplinar adequada em um ambulatório específico voltado para o atendimento do homem, bem como a criação de um horário especial, seja uma ação capazes de num primeiro momento atender a demanda desta população específica. Deve-se salientar que um tratamento eficiente envolve cuidados terapêuticos, higiene pessoal, medicação adequada e aconselhamento de forma holística e com abordagem familiar envolvendo suas parceiras sexuais. O Ambulatório de Saúde do Homem funciona em horário especial, com livre acesso (agenda aberta), atendimento com abordagem sindrômica, apesar da aparente simplicidade, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são hoje consideradas um grave problema de saúde pública por sua magnitude, pela dificuldade das pessoas identificarem seus sintomas e, principalmente, por serem grandes facilitadores da transmissão do HIV. Facilitando o diagnóstico precoce de hipertensão arterial, diabetes e de câncer de próstata e de pênis. O Plano de Ação centrada no Homem inclui:1.

O Ministério da Saúde lançou no dia 27.08.2009, em Brasília, a Política Nacional de Saúde do Homem, que tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas. O Ambulatório de Saúde do Homem funciona em horário especial, com agenda aberta, com acolhimento e aconselhamento, com atendimento ao homem de forma preventiva, facilitando o diagnóstico precoce de hipertensão arterial, diabetes e de câncer de próstata e de pênis. Objetivo do Ambulatório de Saúde do Homem é o de proporcionar o acesso do Homem ao Serviço de Saúde ainda saudável, inserindo-o no SUS de forma preventiva, proporcionar um atendimento multidisciplinar e multiprofissional com atenção integral à saúde do homem de forma a garantir a resolutividade de seu problema de forma ágil e rápida, em um nível básico – centro de saúde, em horário diferenciado – das 18 horas às 22 horas, facilitando o acesso ao homem que trabalha

Acreditamos na idéia, estamos inseridos na atenção básica de forma hierarquizada, com um algo a mais, com capacidade de garantir a resolutividade de muitas das situações apresentadas. Entendemos que para se mudar um cenário, uma realidade é necessário criar ações pontuais, criar vinculo, estar em contato com a comunidade assistida, tudo de forma acessível, com ações capazes de modificar o processo de pensar da população envolvida independente do gênero, capacitando-os para o auto cuidado, para serem atores de saúde e não expectadores.

Principal

Maria Aparecida Narciso Murr

A prática foi aplicada em

Todo o Brasil

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Maria Aparecida Narciso Murr

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Vivência em atendimento em grupo de portadores de Diabetes Mellitus da Esf Itapuca, Resende, RJ
Rio de Janeiro
Práticas
A descentralização das ações de controle da tuberculose no município de Volta Redonda
Rio de Janeiro
Práticas
O matriciamento de cardiologia e endocrinologia no fortalecimento a atenção à doenças crônicas
Rio de Janeiro
Práticas
A expansão do processo matricial no município de Volta Redonda – uma experiência exitosa
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no programa de osteoporose de Penedo – Itatiaia (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Sensibilização da APS para o cuidado integral da população em situação de rua da cidade de Resende
Rio de Janeiro
Práticas
Coordenação do cuidado, ordenação da rede de atenção à saúde e o e-SUS AB como ferramenta de gestão
Rio de Janeiro