ALTERNATIVAS DO CUIDADO FARMACÊUTICO DESENVOLVIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARICÁ

O Cuidado Farmacêutico é uma ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção, e recuperação da saúde e prevenção de agravos. O objetivo principal deste trabalho foi demonstrar a atuação do farmacêutico na Atenção Primária a Saúde – APS em um projeto piloto, por meio de Atividade coletiva na forma de grupos, Dispensação Orientada, Atendimento Domiciliar e Consulta Farmacêutica, para diabéticos. As atividades foram realizadas no período de setembro de 2021, a maio de 2022 e atualmente estão sendo desenvolvidas em uma unidade. O trabalho foi desenvolvido nas unidades básicas de saúde do segundo distrito do município de Maricá, localizado na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e a população no último censo foi de 197.277 habitantes (IBGE, 2022). Foi observada uma vultuosa demanda espontânea, de usuários com hiperglicemia e complicações decorrentes da diabetes descompensada. Segundo Relatórios de Indicadores de Desempenho da APS, disponíveis na página do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), no portal e-GESTOR AB, o Denominador Identificador apresenta 17.499 pacientes diabéticos acompanhados. Esse denominador apresenta a quantidade de pessoas identificadas (diabéticos) a partir do acompanhamento na APS considerando a população estimada de 167.688 habitantes. Portanto, ações de promoção da saúde, acolhimento e acompanhamento, são de extrema importância para o controle da diabetes e qualidade de vida desses usuários. O objetivo geral deste trabalho foi demonstrar os efeitos do cuidado farmacêutico prestado a usuários diabéticos, na atenção primária do município de Maricá. Demonstrar a melhora da qualidade de vida e parâmetros clínicos dos usuários diabéticos por meio de quatro atividades desenvolvidas, como: Atividade coletiva na forma de grupos, Dispensação Orientada, Atendimento Domiciliar e Consulta Farmacêutica.
Destacar a importância da inserção do profissional farmacêutico na equipe de saúde da atenção primária, realizando não apenas funções burocráticas e administrativas, mas principalmente ações clinicas, centradas no indivíduo. Trata-se de um relato de experiência da atuação do profissional farmacêutico, desenvolvida por meio de Atividade coletiva, Dispensação orientada, Atendimento domiciliar e Consulta farmacêutica, nas unidades básicas do quarto distrito, do município de Maricá. A Atividade coletiva era realizada em forma de grupo (Convivendo com Diabetes), conduzido por uma equipe multidisciplinar. O grupo era realizado como uma roda de conversa abordando temas sobre a diabetes, por meio de cartazes informativos, dinâmicas, material educativo, cartilha e um livro de receita que foi produzido. Durante o grupo era realizada coleta de dados com formulário, medida da glicemia capilar pós-prandial e encaminhamento para outros profissionais. A dispensação orientada era direcionada principalmente a usuários de canetas de insulina, nos possibilitando esclarecer dúvidas sobre a forma correta de utilização, aplicação segura, armazenamento e a avaliação de prescrições. O Atendimento Domiciliar era destinado principalmente ao usuário que possuía dificuldade de deslocamento até a unidade, com necessidade de orientações sobre o autocuidado da diabetes. A Consulta farmacêutica era direcionada para participantes com necessidade de um atendimento individualizado, identificados no grupo e pela equipe, com o objetivo de identificar a duplicidade de prescrições, sobretratamento, e a realização de conciliação medicamentosa entre diversas prescrições. Todas as atividades foram registradas em prontuário eletrônico.

O Cuidado Farmacêutico é uma ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção, e recuperação da saúde e prevenção de agravos. O objetivo principal deste trabalho foi demonstrar a atuação do farmacêutico na Atenção Primária a Saúde – APS em um projeto piloto, por meio de Atividade coletiva na forma de grupos, Dispensação Orientada, Atendimento Domiciliar e Consulta Farmacêutica, para diabéticos. As atividades foram realizadas no período de setembro de 2021, a maio de 2022 e atualmente estão sendo desenvolvidas em uma unidade. O trabalho foi desenvolvido nas unidades básicas de saúde do segundo distrito do município de Maricá, localizado na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e a população no último censo foi de 197.277 habitantes (IBGE, 2022). Foi observada uma vultuosa demanda espontânea, de usuários com hiperglicemia e complicações decorrentes da diabetes descompensada. Segundo Relatórios de Indicadores de Desempenho da APS, disponíveis na página do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), no portal e-GESTOR AB, o Denominador Identificador apresenta 17.499 pacientes diabéticos acompanhados. Esse denominador apresenta a quantidade de pessoas identificadas (diabéticos) a partir do acompanhamento na APS considerando a população estimada de 167.688 habitantes. Portanto, ações de promoção da saúde, acolhimento e acompanhamento, são de extrema importância para o controle da diabetes e qualidade de vida desses usuários.

Com as atividades desenvolvidas foi possível identificar que muitos pacientes não tinham adesão ao tratamento, principalmente em relação a administração de insulina. Um paciente relatou usar insulina apenas quando “achava” que sua glicemia estava alta, outro paciente informou não estar usando seu medicamento por falta de receita, pois estava incorreta. Após a análise foi verificada que a prescrição tinha um erro de digitação (Glifage XR 100 mg no lugar de Glifage XR 500 mg), que impossibilitava a dispensação do medicamento. Foi solicitada a troca da receita e a demanda resolvida. Alguns relatos abordaram o armazenamento de medicamentos de maneira incorreta e dúvidas sobre as ações e funções de cada medicamento no tratamento da doença. Foram realizadas dinâmicas sobre o conhecimento da diabetes, importância do tratamento, armazenamento de medicamentos e orientações individualizadas quando necessário. Uma outra demanda foi a necessidade de referenciar para consultas de acompanhamento e avaliação da doença por médicos e nutricionistas. Em um dos casos abordados a paciente relatou não fazer uso do medicamento Metformina 850 mg, por uma reação adversa descrita em bula, após conversa com a médica houve alteração da prescrição, favorecendo a adesão ao tratamento e controle da doença. Foi observado uma melhora na qualidade de vida com base nos relatos e também, a partir dos dados de glicemia capilar pós-prandial, que a chegou a apresentar uma redução de 59% após 3 encontros.

Realização em parceria com a secretaria municipal de saúde.

autor Principal

NATHALIA SILVA DE JESUS

natjesus87@gmail.com

Farmacêutico

Coautores

Nathália Silva de Jesus

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Nathália Silva de Jesus

Conta vinculada

24 mar 2025

CADASTRO

24 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io