A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) é uma modalidade de especialização em serviço instituída pela Lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005, baseados nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que preconiza a aprendizagem na prática, no campo de trabalho com vistas em aperfeiçoamento prático e também teórico com vivência na atenção primária à saúde (APS) para atuação especializada na mesma. O residente multiprofissional, independente da área de formação, deve desenvolver ações conjuntas com a equipe de saúde, participar de atividades de vigilância em saúde e controle social, contribuir para a continuidade das ações na APS, responder às necessidades da comunidade, entre outras ações relacionadas à promoção de saúde, prevenção de agravos e tratamento longitudinal e integral à doença. Desse modo, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro iniciou no ano de 2025 a RMSF que inclui as seguintes categorias profissionais: nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de educação física, fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, visando uma abordagem de cuidado universal, equitativo e integral. Inseridas neste contexto, o seguinte trabalho aborda sobre a importância do papel da RMSF, a partir da realização de atividade em sala de espera, na visão dos residentes de nutrição e farmácia lotados na Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, na área programática 3.2, desde o início de Março de 2025.
Descrever a importância da RMSF para a formação dos alunos da residência e para o serviço de saúde, a partir da realização de atividade em sala de espera, em unidade de saúde de família do município de Rio de Janeiro/RJ, à luz do conhecimento e aprimoramento das práticas individuais e coletivas.

Consistiu em uma abordagem descritiva, compartilhando a experiência vivenciada por residentes multiprofissionais no contexto da RMSF, com ênfase na APS. A importância da residência será esclarecida a partir do relato de experiência de três residentes com base em atividade de sala de espera proposta em comemoração ao dia do Orgulho SUS. A atividade foi realizada em três dias da mesma semana (17, 21 e 22 de Março de 2025), onde usuários que aguardam serviços oferecidos na clínica registravam os motivos pelos quais se orgulhavam do SUS, e após esse momento esses registros ficavam expostos na unidade. A atividade contou com a participação de 39 usuários, de ambos os sexos e com idade a partir de 18 anos.

Dentre os registros obtidos, o principal motivo que os usuários descreveram se orgulhar foi a gratuidade e a facilidade no acesso aos serviços, além de serem gratos pelo tratamento acolhedor que recebem de todos os envolvidos evidenciando um SUS mais humanizado atendendo o princípio de universalidade, equidade e integralidade do cuidado. Ademais, se mostram contentes ao serem informados sobre a residência, por estarem participando do processo de formação e por terem mais profissionais atuando em sua unidade, sendo possível receber cuidados mais abrangentes e integrados, ações educativas centradas nas suas necessidades de saúde, orientações para as ações de saúde que serão adotadas, entre outros. Dessa forma, a atividade visa ser um meio de inclusão dos residentes em práticas as quais promovem maior adesão e procura dos usuários pela clínica, sendo elas de extrema importância como uma característica de acolhimento do serviço.

A RMSF contribui para a continuidade das ações na APS, onde as atividades educativas em saúde fazem parte das estratégias que visam adesão, procura e criação de vínculo dos usuários com os profissionais e com a unidade. Assim, evidencia a proposta de formar profissionais do SUS para o SUS, com todos os valores preconizados pela proposta de acolhimento e humanização do atendimento e cuidado integral ao paciente. Portanto, o propósito da RMSF é a formação de profissionais preparados, com uma visão profunda das necessidades do serviço e do usuário em todas as situações, desde a gestão até a assistência.

autor Principal

Rebecca Caetano dos Santos

rebeccacaetano.nutri@gmail.com

Residente em Saúde da Família/ Nutricionista

Coautores

Rebecca Caetano dos Santos, Thaiane de Lima Silva, Lucele Conceição de Oliveira Duarte, Mariana Espíndola Robin, Valéria Alves Rocha, Paula Martins Aguiar Sousa.

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Rua Rio Grande do Sul, 26 - Méier, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rebecca Caetano dos Santos

Conta vinculada

24 mar 2025

CADASTRO

13 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

01 mar 2025

inicio

23 mar 2025

fim

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io