Olá,

Visitante

Agenda Jovem Aprendiz

A Agenda Jovem Fiocruz (AJF) é uma plataforma colaborativa constituída por Unidades Técnico-Científicas da Fundação com objetivo de promover a interlocução estratégica entre os campos da Juventude e o da Saúde como áreas de conhecimento e de ação política. Opera na interface do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional de Juventude desenvolvendo iniciativas nas áreas de Pesquisa

Para o campo da saúde, tradicionalmente, o tema juventude é tratado pelo prisma epidemiológico relacionado a diversas formas de violência

Permitir uma reflexão conceitual e possibiltar ações que tomem por base, dentre outras questões pertinentes, as três premissas a seguir, visando políticas públicas mais adequadas ao público jovem, conforme se pondera nas reflexões finais. Uma primeira premissa é compreender juventude como um conceito socialmenteconstruído e que deve ser situado historicamente. Isso significa que a ideia dejuventude está não apenas encarnada nos sujeitos concretos – os jovens – mastambém nas representações sociais que a palavra evoca. Dito de outra maneira, anoção de juventude é socialmente variável: definir o tempo de sua duração, osconteúdos e significados sociais que a interpelam mudam de sociedade parasociedade e em diferentes tempos históricos. Segunda premissa: a necessidade de diferenciação entre a condição adolescente da condição juvenil.Embora haja contiguidades relevantes entre as duas condições e mesmoconsiderando que juventude em determinadas abordagens demográficas inclui osadolescentes, no desenho metodológico de qualquer ação político-institucional, torna-seimprescindível evidenciar as distinções. Abramo (2005) coloca a questãoanaliticamente, pontuando o reconhecimento de singularidades no interior desta faixada vida. Revelando a confusão semântica que interfere nas práticas e nas políticas, apesquisadora observa que a compreensão hegemônica sobre adolescência entendeesta fase pela ideia de proteção, desenvolvimento e preparação, enquanto na dejuventude prevalece a ideia de autonomia, experimentação e inserção social. Tal fatopode ser observado tanto nos programas governamentais e da sociedade civildestinados aos sujeitos adolescentes e jovens quanto nas legislações específicas quetrata dos dois segmentos: Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, adolescentesestão situados na faixa entre 12 a 17 anos incompletos

Principal

Luciane Ferrareto

luciane.ferrareto@fiocruz.br

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Carlos Henrique Fonseca e Silva Tavares Reto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro