Olá,

Visitante

Acolhimento como ferramenta de apoio às tensões emocionais do trabalhador da saúde

No campo da saúde, a saúde do trabalhador constitui uma área da saúde pública ainda a ser explorada para desencadear ações voltadas aos trabalhadores, melhorando as condições de trabalho, diminuindo stress e prevenindo o adoecimento psíquico. Em 2014, foi implantado o Núcleo de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde dando voz e visibilidade às situações de adoecimento físico e psíquico dos trabalhadores. Em 2015, foram realizadas oficinas de construção participativa resultando na instituição da política municipal da saúde do trabalhador e da trabalhadora da Secretaria da Saúde de Guarulhos. Em 2018, é oficializada a seção técnica de acolhimento de saúde do trabalhador da saúde como área responsável pelo acolhimento dos trabalhadores com necessidades específicas relacionadas à sua saúde e pela articulação com as diversas áreas da secretaria nas questões de saúde do trabalhador.

Demonstrar o acolhimento e o apoio realizado aos trabalhadores nas situações de adoecimento físico e desgaste mental, assim como nos conflitos profissionais e pessoais. Os trabalhadores comparecem de forma espontânea ou agendada encaminhados pelos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), serviço social da secretaria da gestão e pelos serviços da Secretaria da Saúde. São acolhidos pelas enfermeiras que realizam a escuta qualificada, orientam e pactuam os encaminhamentos pertinentes, em conjunto com o trabalhador. Após avaliação individual, são encaminhados para consulta de psicologia, psiquiatria, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) ou Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (CEMPICS). Destaca-se a escuta qualificada como tratamento efetivo, proporcionando a melhora do estado de saúde do trabalhador, que retoma às atividades profissionais de forma satisfatória.

Encaminhamentos que contribuíram para a melhoria do estado emocional e físico do trabalhador. Ampliação da parceria com o CEMPICS oferecendo tratamento integrativo e complementar aos trabalhadores resistentes ao convencional e alopático, garantido pela homeopatia e outras práticas terapêuticas. Formação das gerências e supervisores apresentando o serviço e orientação sobre a importância de observar os desgastes emocionais apresentados pelos trabalhadores. A crescente procura dos trabalhadores pelo serviço demonstra a receptividade quanto à forma de acolhimento ofertada pela área. A seção técnica de acolhimento de saúde do trabalhador da saúde é caracterizada como uma ação inovadora da secretaria da saúde e configura como um grande desafio na gestão, na busca de estratégias permanentes e contínuas de enfrentamento dos elevados níveis de adoecimento dos profissionais, devido à característica dos serviços prestados, bem como das condições de trabalho, norteando assim os referenciais para acolher os profissionais, sempre na busca por ampliar o olhar de “cuidar de quem cuida”.

Principal

Sueli De Moraes Silva

sueliatencaobasica@gmail.com

Coautores

Antonia Maria Peres, Silvia Leticia Vieira De Souza

A prática foi aplicada em

Guarulhos

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria da Saúde de Guarulhos

R. Diogo Botelho, 75 - Jardim Vila Galvao, Guarulhos - SP, 07054-060

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Cristina Kantzos Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

01 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento das doenças crônicas
Rio de Janeiro
Práticas
Práticas integrativas e complementares no cuidado aos trabalhadores de saúde mental de Resende
Rio de Janeiro
Práticas
Visita de luto: uma atitude humanizada
Rio de Janeiro