Olá,

Visitante

Ações Implementadas para a Manutenção e Melhoria da Cobertura Vacinal Durante a Pandemia da Covid-19

Categoria não especificada

A vacinação é uma das medidas mais importantes para proteger crianças contra doenças graves e potencialmente fatais. A meta do Ministério da Saúde é alcançar a cobertura vacinal de pelo menos 95% para cada vacina oferecida. Além disso, é importante que a cobertura vacinal seja homogênea em todo o município, garantindo que todas as crianças tenham acesso às vacinas, independentemente da renda ou da localização geográfica. Alguns fatores que podem influenciar a cobertura incluem a falta de acesso aos serviços de saúde, desinformação sobre a importância da vacinação e resistência a vacinar por parte de alguns pais ou responsáveis. Devido a restrições ocasionadas pela covid-19, realizamos adequações na estrutura física das salas de vacina, melhorando o acesso e garantindo a segurança para a população. Para garantir a eficiência do trabalho e a confiança dos munícipes, o município sempre investiu na capacitação e qualificação dos profissionais de saúde envolvidos com a vacinação e um fator que contribuiu para melhoria da qualidade do trabalho foi garantir um quadro de pessoal permanente nas salas de vacina, não havendo rotatividade de profissionais. Realizamos também treinamentos com os profissionais de saúde para o uso adequado dos sistemas de informação para alimentação correta dos dados de vacinação e o monitoramento periódico dos indicadores vacinais. Através da análise do cenário epidemiológico das coberturas vacinais no município foram realizados encontros intersetoriais com o Departamento de Educação, Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar sendo acordado a solicitação de comprovante de vacinação atualizado para matrículas escolares e para os cadastros de beneficiários de programas sociais. Intensificamos a divulgação e orientação à população com relação a importância da vacinação através de redes sociais, carro de som, telefonemas e visitas domiciliares. Também foram realizadas campanhas de vacinação aos finais de semana e ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina, além de busca ativa através das equipes da APS.

Dentre os desafios identificados para o aumento das coberturas vacinais no município podemos destacar: 1. Profissionais qualificados e capacitados nas salas de vacina sem rotatividade. 2. Busca ativa. 3. Horário de funcionamento das salas de vacina. 4. Estruturação das salas de vacina. 5. Ações de comunicação e campanhas de vacina voltadas a população.

Através dos problemas e desafios levantados realizamos as seguintes estratégias para o fortalecimento das ações de imunização e melhora das coberturas vacinais: 1. Manutenção do quadro efetivo e permanente de funcionários das salas de vacina, promovendo capacitação contínua e permanente (rede de frios, aplicação de vacinas, registro de informação, processo de trabalho). Com isso, garantimos aumento do vínculo e confiança da população com os profissionais de saúde. 2. Busca ativa em conjunto com as Estratégias de Saúde da Família e parceria intersetorial com os Departamentos de Educação, Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar (sendo acordado a solicitação de comprovante de vacinação atualizado para matrículas escolares e para os cadastros de beneficiários de programas sociais). Em casos de hesitação e/ou recusa, realizamos trabalhos de orientações para conscientização da importância da vacinação. 3. Para melhorar o acesso aos serviços das salas de vacina foi ampliado o horário de funcionamento das unidades de saúde e realizadas campanhas de vacinação aos finais de semana. 4. Realizada reforma nas salas de vacina e aquisição de novas câmaras frias para o armazenamento dos imunobiológicos. 5. Intensificamos a divulgação e orientação à população com relação a importância da vacinação através de redes sociais, carro de som, telefonemas e visitas domiciliares.

Para superar os desafios encontrados, é importante trabalhar em conjunto com a comunidade e outros setores públicos, promovendo a educação sobre a importância da vacinação. Além disso, é crucial garantir que todos os serviços de saúde estejam equipados e preparados para fornecer as vacinas necessárias, com equipes capacitadas e dedicadas a atender às necessidades da população. Sendo assim, o município de Fernando Prestes obteve índices satisfatórios de cobertura vacinal durante o período da pandemia, conseguindo manter e, em alguns casos, até melhorar tais índices, superando o cenário nacional.

Principal

Carlos Amauri Nicikava

Coautores

Maria Ester Tasso Amado

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro