Olá,

Visitante

Ações Estratégicas de Fortalecimento e Resultados Positivos da Imunização no Município de Jupi-Pe

Categoria não especificada

Atividades desenvolvidas em relação as Ações Estratégicas na cobertura vacinal no município de Jupi-PE para imunização da população. Nesse contexto, o primeiro passo que desenvolvemos é uma reunião em equipe envolvendo a Gestão, Atenção Primária de Saúde (coordenadora e as Equipes da Atenção Primária-EAP), Vigilância em Saúde, Secretaria de Educação, juntando essas equipes multiprofissionais e intersetorial para o envolvimento em um planejamento e organização dos pontos estratégicos de acordo o percentual da população para a cobertura vacinal, tudo começa de acordo a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), com as atribuições de cada profissional. Sabe-se que, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm uma fundamental importância para organização da cobertura vacinal, pois, tudo começa através da realização dos cadastros na visita domiciliar, favorecendo na busca de dados da família, para detecção do público-alvo de acordo calendário vacinal. Diante do exposto e analisado pelas equipes da APS, surgem quais as ações que são necessárias realizar, visando sempre o melhor para comunidade de acordo a cada território analisado. Tendo em vista essas questões, junto ao um trabalho em equipe, surgem as ações a serem executadas, como: avaliação do cartão espelho, realização da busca ativa, vacinação aos domiciliados e acamados, programa de imunização nas escolas e creches, ponto de apoio nas associações e saúde em saúde porta a porta, estreitando a relação entre as equipes de saúde e a comunidade, e com essas discussões surgem os desafios que podem ocorrer e são discutidas as ações desenvolvidas de como fazer para supera-las para chegar em um objetivo, que é: “a imunização” para prevenção de saúde-doença no seu território. Contudo, no município estas ações estão sendo executadas e obtendo excelentes resultados, todo mês lança uma proposta de uma ação para cada do território junto a equipes da atenção primária, com meta e prazo estabelecidos de acordo a necessidade da comunidade, verificando aquelas populações de difícil acesso e indo de acordo as condições que estão disponíveis para chegar até os mesmos ou dar subsídios junto ao gestor para chegar o mais próximo da Unidade Básica de Saúde (UBS). Vale salientar que todas as ações aproveita-se para fazer promoção em saúde, explicando sobre a importância de atualização e de estar com a caderneta vacinal em dia, esclarecendo também sobre os fake News. O município de Jupi-PE vem realizando um belo trabalho nesse indicador e atingindo a metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, obtendo uma cobertura vacinal homogênea e obtendo resultados positivos.

Os problemas encontrados são a resistências de algumas mães, o fake News em realização a produção da vacina, reações adversas e população de difícil acesso.

Para o fortalecimento dessas ações serem devolvidos e obtidas os resultados esperados e cumpridos de acordo as metas e prazo estabelecidos se deve ao trabalho em equipe bem executados na comunidade, buscando sempre superar os desafios encontrados junto aos gestores para uma política de Saúde Pública bem desenvolvida, visando sempre ter mais sugestões para melhorar ainda mais a cobertura vacinal no município, favorecendo sempre o melhor para população. Para o fortalecimento das ações de imunização criou-se no município um setor de regulação apenas para vacina, onde as coordenações de Atenção e Básica e Programa de Nacional de Imunização do município de Jupi trabalham diurnamente acompanhando a cobertura vacinal e buscando estratégicas para atingir 100% das metas relacionadas a imunização. Destaca-se que ações em saúde relacionadas a imunização são realizadas através do Programa Municipal Saúde na Porta, através deste toda a Equipe de Saúde da Família se desloca para as áreas rurais e para os locais onde a cobertura vacinal está baixa.

Percebe-se que as ações estratégicas realizadas no município de Jupi – PE está obtendo excelentes resultados, mesmo diante de todos os desafios que ocorrem nos setores de trabalho. O setor de regulação municipal exclusivo para imunização e o Programa de Saúde na Porta foram estratégias assertivas para o fortalecimento da Atenção Básica e principalmente para obtenção de bons resultados na cobertura vacinal municipal. Porém, nota-se que muito ainda precisa ser feito considerando sempre as políticas públicas voltadas ao processo saúde-doença, considerando que para chegar ao objetivo deve-se realizar um trabalho em equipe Multiprofissional e intersetorial. Os trabalhos relacionados a imunização é constante e sempre atualizado considerando as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco.

Principal

ELIAS FLÁVIO QUINTINO DE ARAÚJO

Coautores

Kessy Amaral, Janiele Monteiro

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro