O município de Várzea Alegre pertence à Região Cariri e, atualmente, está na lista dos 47 municípios mais populosos do estado. Possui população de 40.704 habitantes, densidade demográfica de 46 hab./km² (IBGE, 2018). Possui 14 Estratégias Saúde da Família e 1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Observando que a obesidade infantil configura-se como problema de saúde pública, analisando o perfil nutricional das crianças e adolescentes desse município e a importância de unir as políticas públicas de saúde e educação no acompanhamento do crescimento saudável na infância, a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE), implementa, em 2018, o Programa Crescer Saudável com vistas à prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.
Contribuir na prevenção e controle da obesidade infantil por meio da promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo à prática de atividades físicas e identificação precoce de casos permitindo o inicio oportuno do tratamento adequado. Contratação de profissionais na área de nutrição e educação física identificação do estado nutricional das crianças e adolescentes menores de 10 anos de idade. Capacitação para profissionais da Atenção Básica sobre antropometria e práticas de alimentação saudável. Aquisição de materiais lúdicos e insumos para promoção da alimentação adequada e saudável, bem como material para prática de atividades físicas. Realização de atividades educativas sobre promoção da saúde e alimentação saudável e incentivo a atividades físicas para alunos e pais das escolas municipais. Registro das atividades nos sistemas de informação: Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), Programa Saúde na Escola e Programa Bolsa Família.
Crianças < de 10 anos com registro de acompanhamento de consumo alimentar no Sisvan: Total: 5.972 mental: 5% (299) Resultado: 9,2% (550) Escolas pactuadas no PSE tendo realizado atividade educativa sobre Promoção de Alimentação Adequada e Saudável: Total: 14 META: 50% (07) Resultado: 58% (08). De acordo com o exposto, observa-se que as ações executados foram satisfatórias alcançando resultados estabelecidos, sistemas de informação alimentados e atualizados e principalmente mais qualidade de vida para a população alvo. As atividades propostas no plano de ação voltadas à prevenção e controle da obesidade infantil foram executados com eficiência. Percebe-se que o trabalho, em caráter intersetorial, foi fundamental para o alcançar bons resultados. O público alvo foi motivado à prática de alimentação saudável, com atividades físicas em sua rotina e principalmente sensibilizado a adotar mudança de comportamento em sua dieta e estilo de vida, transformando hábitos inadequados a manutenção e/ou redução do peso.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO