Olá,

Visitante

Ações e Estrategias de Aumento Das Coberturas Vacinais

Categoria não especificada

O respectivo trabalho tem com foco especifico destacar os benefícios da imunização, além de expor os riscos em não tomar a vacina. Isso é fundamental, principalmente, para gerar um efeito em todos os profissionais. A desinformação sobre as vacinas tem sido forte e prejudicial para os eventos relacionados a vacinação. Sendo importante destacar e combater as fake news, com informações confiáveis. de forma constante para que seja eficiente. Vale contar com informações de especialistas e autoridades na área; outras estratégias são • Variar as fontes de informação: noticiando áudios, vídeos, notícias, entre outros; • Utilização de cartazes no ambiente interno para conscientizar sobre a vacinação; Promovendo uma eficiente compreensão e educação sobre a imunização. Os colaboradores serem incentivados a comparecerem aos locais de vacinação, utilizando-se de uma forma flexibilização do horário, para que as pessoas possam vacinar-se, sem maiores problemas. Com isso busca-se ações preventivas de forma mais segura , principalmente, pela compreensão de que as vacinas são um beneficio coletivo. Visamos com isso uma estratégia de vacinação efetiva, onde todos se beneficiam. A divulgação das campanhas de vacinação, as atividades de vacinação extra muro, as atividades escolares, a busca ativa realizada pelos Acs ,a reincersão dos cartões espelho, todos aumentaram significativamente a cobertura vacinal, sendo visível e notória a mudança.

Atualmente enfrentamos a resistência da população frente a vacinação, devido ao aumento da fake news e da desinformação da população frente á imunização. Os grupos antivacinas vêm aumentando cada vez mais a dificuldade em conscientizar a população quanto á importância e necessidade de manter o calendário vacinal atualizado. Essa problemática acaba causando um impacto geral nas coberturas vacinais.

Buscar profissionais com perfil para a imunização para possíveis remanejamentos, esclarecer quanto aos eventos adversos, fluxos e protocolos afim de incentivar a permanência. Identificar as resoluções disponíveis e os recursos existentes destinados às ações de vigilância/vacinação. Validar os instrumentos no município com a participação dos Conselhos Municipais de Saúde. Mobilizar e sensibilizar os profissionais para sua utilização. Garantir a implementação e disponibilizar protocolos. Criar campanhas contra as fake news e grupos antivacina. Promover clareza e bases efetivas para o esclarecimento da população. * Elencar quais capacitações serão realizadas e quais temáticas; * Definir cronograma de capacitações; * Disponibilizar horário protegido para realizar capacitações; * Planejar as campanhas de vacinação nas escolas, comunidades e demais localidades conforme protocolos pré estabelecidos; * Realizar campanhas de divulgação em redes sociais, carro de som e de porta em porta com os agentes comunitários de saúde; * Mobilizar usuários para participarem das campanhas; * Compra de insumos e equipamentos para garantir a vacinação extra muro; * Retorno com os cartões espelho; * Multirão de atualização de cartão vacinal em parceria com a secretaria de educação; * Capacitação das equipes quanto às atualizações do PNI; * Capacitar ACS e equipe de imunização quanto às busca ativa e atualização do cartão vacinal; * Criar cronograma de ações nas escolas; * Criar cronograma de inspeções afim de garantir o cumprimento dos indicadores; * Criar um painel de monitoramento de indicadores; * Designar funções para cada integrante da equipe afim de garantir o alcance dos indicadores e metas; * Reuniões; * Encontros presenciais; * Ligações; * Mensagens; Alcançar a meta de coberturas para as vacinas preconizadas para as crianças menores de 2 anos. Realizar reuniões mensais entre a equipe de Imunização/Vigilância em Saúde e Atenção Primária para o acompanhamento dos indicadores a curto prazo. Disponibilizar métodos/recursos para garantir a ação a ser realizada. Google Meet, encontro presencial, ligação, WhatsApp.

Abaixo algumas das Fragilidades encontradas em relação a implementação de estratégias que buscam um aumento da cobertura vacinal. Ausência profissional com perfil de atuação nas salas de imunização. Desconhecimento dos recursos disponíveis, assim como a efetividade de sua utilização. Falta de clareza quanto à utilização dos POPs e fluxos definidos no serviço de Imunização. Baixa adesão da Comunidade e dos Profissionais para execução das ações de imunização. Propagação de fake news em relação às estratégias de imunização. Recomendações para o êxito das ações Buscar profissionais com perfil para a imunização para possíveis remanejamentos, esclarecer quanto aos eventos adversos, fluxos e protocolos afim de incentivar a permanência. Identificar as resoluções disponíveis e os recursos existentes destinados às ações de vigilância/vacinação. Capacitar o máximo de pessoas possíveis quanto aos recursos da saúde afim de garantir uma gestão o mais participativa possível. Validar os instrumentos no município com a participação dos Conselhos Municipais de Saúde. Mobilizar e sensibilizar os profissionais para sua utilização. Garantir a implementação e disponibilizar protocolos. Utilizar estratégias para uma comunicação eficaz. Criar vídeos, carro de som, panfletagem, ações em conjunto com a educação e outras secretarias para garantir engajamento ao Projeto

Principal

Pâmela Aparecida Nunes Gonçalves

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba