Olá,

Visitante

Acidente de Trabalho Grave Gerado Por Quadro Infeccioso Agudo de Leptospirose Ações Integradas do Departamento de Vigilância em Saúde de Hortolândia na Investigação e Controle

A leptospirose é uma zoonose de importância mundial, considerada um problema para saúde pública devido sua alta letalidade. A ocorrência deste agravo está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e a presença de infestação por roedores infectados. em Setembro/2017 houve a notificação de caso suspeito de leptospirose, a investigação evidenciou o local de trabalho como local provável de infecção, na inspeção sanitária realizada pelas equipes da Vigilância em Saúde foi constatada a presença de raticida de uso doméstico disposto de forma irregular, presença marcante de vestígios de roedores em vários pontos do estabelecimento, inadequada condição higiênico-sanitária, estrutura física em péssimo estado de conservação os problemas detectados comprometiam a saúde dos trabalhadores e representavam risco à saúde dos consumidores.

Apresentar a experiência exitosa do Departamento de Vigilância em Saúde de Hortolândia/SP Vigilância Epidemiológica (VE), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Vigilância Sanitária (VISA) e Saúde do Trabalhador na condução de um caso de Leptospiro as equipes da VE e UVZ realizaram visita domiciliar para coleta de informações que permitissem identificar o local provável de infecção (LPI) a avaliação do domicílio constatou ausência de vestígios de roedores paciente negou contato com água de esgoto e enxurrada. o relato do exercício da função de açougueiro em um supermercado com presença de roedores, presença de mercadorias roídas e o uso incompleto de equipamentos de proteção individual (EPI) direcionaram o LPI ao local de trabalho. Realizado fiscalização no ambiente de trabalho pelas equipes do Departamento de Vigilância em Saúde para avaliação de riscos, orientação e autuação para correção de irregularidades. Houve retorno regular ao estabelecimento até a conclusão das adequações.

Frente aos levantamentos realizados pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde constatou-se que o LPI estava associado ao local de trabalho, realizado a notificação de Acidente de Trabalho Grave devido à necessidade de internação hospitalar e redução temporária da capacidade de trabalho. o supermercado realizou as adequações necessárias, como a organização e higienização de equipamentos e utensílios, armazenamento e refrigeração adequada dos alimentos, manutenção e adequação estrutural que são de fundamental importância no controle de pragas. Houve reforma no refeitório, fornecimento de EPI aos trabalhadores e a contratação de uma nutricionista. o paciente retornou ao trabalho em 01/2018 e permanece desempenhando a mesma função.Diante da notificação de um caso suspeito de leptospirose as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde desencadearam ações de investigação e intervenção de forma ampla e objetiva, o êxito alcançado na condução deste caso, evitou o aparecimento de novos casos e a melhora substancial no ambiente de trabalho, ficando evidente a necessidade da atuação conjunta dos serviços que compõe o Departamento de Vigilância em Saúde, o resultado positivo desta atuação resultou na parceria para novas ações.

Principal

Camila Candido Guimarães Travassos

milatravassos8@gmail.com

Coautores

Tosca De Lucca Benini Tomass Rezende, Ana Paula Fernandes, Juliana Maria Da Silva, Érica Adriane Ribaldo Ribeiro, Antonio Roberto Stivalli

A prática foi aplicada em

Hortolândia

São Paulo

Sudeste

Instituição

Pedro Alexandrino De Oliveira Filho, 105, Residencial Cosmos, Campinas/Sp, 13.059-093

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Odete Carmem Gialdi

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal