Acesso às consultas via Sisreg: comunidades rurais e ribeirnhas do municiípio de Tartarugalzinho (AP)

A Constituição Federal de 1988 trouxe um novo conceito de saúde, expresso no Art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Esse novo entendimento demandou mudanças nas práticas dos serviços de saúde, ampliando a responsabilidade do Estado em garantir as condições necessárias para o atendimento da população. A saúde, assim, torna-se um bem prioritário e essencial para que os indivíduos possam ter uma vida produtiva e digna.
No município de Tartarugalzinho, enfrenta-se um grande desafio quanto ao acesso aos serviços de saúde especializados oferecidos na capital, Macapá. Localizado a 230 km de distância, o município apresenta dificuldades de acesso, especialmente nas comunidades rurais e ribeirinhas, que são atendidas por mais de 600 km de ramais, incluindo 20 rurais e 12 ribeirinhos. A ausência de contrapartidas do Governo Federal e Estadual para o transporte dos pacientes cria um obstáculo significativo para garantir o atendimento de saúde na capital.
Nesse contexto, a gestão municipal tem se esforçado para viabilizar o transporte e o custeio dos pacientes com recursos próprios, assegurando que eles possam acessar os serviços necessários na capital. Essa iniciativa reflete o compromisso do município em garantir o direito à saúde, conforme preconiza a Constituição, mesmo diante das adversidades enfrentadas pela população local.

Aprimorar a qualidade de acesso ao sistema unico de saude nas mais diversas areas do municipio de Tartarugalzinho (AP), contribuindo para a otimização aos atendimentos com as especialidades.

O município de Tartarugalzinho(AP) oferece uma ampla gama de exames laboratoriais, incluindo PCCU, ultrassonografia, teste do olhinho, raio-X e eletrocardiograma. Esses serviços são disponibilizados também para as regiões dos lagos, que abrangem os municípios de Pracuúba, Amapá e Calçoene, promovendo a descentralização dos serviços da capital e facilitando o acesso das populações locais.
O acesso aos serviços nas comunidades é fundamental para a efetivação das políticas públicas do SUS. A estratégia do Serviço Social do NASF é voltada para a execução de atendimentos nas regiões ribeirinhas e assentamentos ao redor do município, além de atender os usuários da sede. A marcação de consultas é facilitada através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) das comunidades, ações das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e atendimentos presenciais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas.
Para que os usuários possam acessar os serviços agendados na capital, é necessário um transporte especializado, já que os custos de deslocamento são inviáveis para aqueles em situação de vulnerabilidade social. O valor da passagem é de R$80,00 (oitenta reais) apenas de ida. Portanto, o município disponibiliza transporte durante a semana para facilitar o deslocamento dos pacientes, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade social e baixa renda. Esse suporte logístico é essencial para garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização ou condição econômica, possam ter acesso aos serviços de saúde necessários.

A satisfação de levar o acesso a essa política pública é extrema, através do sistema de regulação o trabalho oferece não somente o acesso a marcação de consultas com as especialidades e sim o transporte do paciente até o local da consulta, sendo assim efetivando a política pública sem recurso destinado ao município e alavancando um gargalo de retrocesso ao sistema único de saúde.

Principal

BLENDO DA SILVA LOBATO

ASSISTENTE SOCIAL

Coautores

BLENDO DA SILVA LOBATO

A prática foi aplicada em

Tartarugalzinho

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Tartarugalzinho - AP, 68990-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

03 set 2024

CADASTRO

03 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas