Olá,

Visitante

Ação Conjunta Entre a ouvidoria/Cms de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde Promove Trabalho Diferenciado À População de Primavera do Leste Realizando Experiencias Exitosas.

A Ouvidoria presta atendimento itinerante, levando até os cidadãos escuta qualificada com registros e orientações juntamente com profissionais da saúde. São prestados esclarecimentos sobre fluxos e protocolos da Secretaria Municipal de Saúde. As ações são realizadas aos sábados na Feira Municipal, quinzenalmente na Zona Rural com a parceria da Universidade em um projeto denominado Estação Saúde, e nas Unidades de Saúde de acordo com as demandas, tendo como objetivo a conscientização da população sobre as ações de saúde pública no âmbito Municipal, Estadual e Federal, além do registro de reclamações, denuncias, elogios e solicitações. Junto com a Regulação dos Serviços de Saúde realizamos levantamentos sobre as faltas dos pacientes em consultas e exames agendados no Município, que correspondiam a 30% dos agendamentos. Tal ação buscou sensibilizar e conscientizar a população quanto à importância do comparecimento ou cancelamento do atendimento programado. Com a Atenção Básica fomos parceiros no Projeto “Amigos da Saúde” cujo objetivo principal é humanizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, motivando e qualificando, garantindo a população atendimento eficiente e acolhedor. Realizamos pesquisas de grau de satisfação diariamente no Pronto Atendimento Municipal, com pacientes internados, em busca de melhorias e atendimento humanizado para os mesmos. Essa Ouvidoria busca levar as unidades e setores de saúde publica palestras de humanização, assim como divulgação do órgão, para fins de elogios reclamações solicitações e sugestões, em unidades públicas e privadas. Pactuamos diversas parcerias na busca de oferecer serviços de qualidade aos usuários/SUS, juntamente com a Central de Regulação, a Atenção Básica, Educação Permanente, SMS, PAM, empresas privadas e terceirizadas no município. As ações realizadas na feira municipal são continuas, equiparando-se com o trabalho desenvolvido na zona rural, onde órgão possui apoio essencial da secretaria de saúde, podendo exercer o principio da discricionariedade para realização dos trabalhos e gerarem resultados satisfatórios. O projeto “amigos da Saúde” foi realizado sua primeira etapa nos meses de agosto e setembro de 2015, e a segunda etapa prevista para de abril de 2016. Em relação ao levantamento das faltas dos pacientes em exames e consultas agendadas via Regulação, a partir dos dados desenvolvemos estratégias para que o paciente compareça aos atendimentos programados.

A Ouvidoria do SUS e a Secretaria Municipal de Saúde realizam trabalho diferenciado junto à população promovendo Saúde Pública de Qualidade: nestes trabalhos desenvolvidos, destacamos o atendimento itinerante nas Unidades de Saúde, Feira Municipal e Zona Rural

Principal

Fábio Henrique Lago

fabio.crv_pva@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Av. São João, 30 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição privada

Foi cadastrada por

Fábio Henrique Lago

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Reorganização do Processo de Trabalho do Subsistema de Vigilância Epidemiológica em Um Hospital de Doenças Infectocontagiosas do Estado da Paraíba.
Paraíba
Práticas
Requisitos para Estruturar Componentes do Sistema Nacional de Auditoria ? Sna
Distrito Federal
Práticas
A importância da educação permanente na Estratégia Saúde da Família Especial
São Paulo
Práticas
Sistema de Apoio As Conferências
Distrito Federal
Práticas
A Força Tarefa nos Laboratórios de Citopatologia do SUS no Estado do Rio de Janeiro: Articulação com a Gestão Estadual e Impacto na Reestruturação e Qualificação da oferta dos Exames Citopatológicos N
Rio de Janeiro
Práticas
Uso da Cif no SUS: a Experiência de Barueri/Sp
São Paulo
Práticas
Escuta e Parcitipação Social: a ouvidoria Como Instrumento de Gestão
Ceará
Práticas
Sensibilização de Gestores e Controle Social para Implementação da Pnpst-SUS na Região de Saúde do Cerest Registro/Sp
São Paulo
Práticas
A Universalidade do Acesso ao Serviço de ouvidoria do Hemocentro do Pará: Relatos de Experiências Exitosas
Pará
Práticas
Projeto conselho de saúde itinerante: um desafio para o conselho de saúde de Aracati (CE)
Ceará