- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Priscila Ribeiro Mendonça Sather
- 19 fev 2024
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o serviço prioritário para a reorientação do modelo de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como principais características a orientação comunitária e abordagem familiar. Sendo assim, esta prática é baseada um relatos de experiência das Equipes de Saúde Bucal (ESB) do município de Natuba-PB com base em realizações de visitas a pacientes domiciliados que apresentaram queixa odontológica ou não, com intuito de estimular estratégias assistenciais a este grupo.
Uma das atividades mais potentes da ESF é a Visita Domiciliar (VD) por ampliar a visão do profissional sobre a determinação social da saúde do paciente, porque é no território onde a vida acontece. Além do mais a VD é um recurso que possibilita ampliar o acesso à saúde de pacientes domiciliados e sob outras condições específicas que restringe-lhes o contato com a ESF. Apesar da saúde ser garantia de todos, existes grupos que historicamente possuem um déficit no acesso, dentre estes, estão os pacientes domiciliados, impossibilitados de ir ao prédio físico da EFS, com base nessa realidade, observamos a importância da garantia de acesso a assistência odontológica a todos os pacientes domiciliados, estando esses com queixas odontológicas ou não.
É de grande valia o fortalecimento no cunho educativo, tanto do profissional quanto do paciente domiciliado a respeito do seu papel e lugar no SUS, para compreender e garantir acesso não apenas a esfera curativa, mas também da prevenção e promoção de saúde de todas as áreas presentes na atenção básica.
Rua Epitácio Pessoa - Natuba, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO