A assistência em planejamento reprodutivo deve fazer parte do rol de ações das equipes de saúde que atuam na APS, direcionadas à saúde da mulher, do homem, do casal e da família, em uma visão de atendimento integral à saúde, baseada no respeito aos direitos sexuais e reprodutivos. A partir de uma demanda local identificada pela equipe de saúde nas consultas médica e de enfermagem, foi planejado algumas ações de promoção da saúde da mulher. Para facilitar o acesso a inserção do DIU foi ofertado desde 2018 até os dias atuais o serviço nas quintas feiras à tarde e nos sábados pela manhã conforme demanda, visto que, grande parte das mulheres trabalham fora para ajudar no orçamento familiar e não dispõe de horários livres durante os dias uteis. Neste sentido, as mulheres que desejarem e que preenchem os critérios de elegibilidade para anticoncepção do DIU de cobre são examinadas e avaliadas pelo médico e enfermeiro. Algumas, após avaliação clínica apresentam vaginites bacterianas ou fungicas, dessa forma são tratadas e no dia agendadas para fazerem o teste rápido e assim descartar possível gravidez. No dia do procedimento às mulheres são acolhidas, sempre é ofertado Prática Integrativa e Complementar como a auriculoterapia e o ambiente aromatizado com óleo essencial de lavanda visando oferecer uma ambiência agradável e diminuir as tensões que acompanham as mulheres que mesmo atraídas pelos benefícios do DIU de cobre como: ser muito eficaz por até 10 anos
As gravidezes não intencionais correspondem a 40% de todas as gestações no mundo e no Brasil o percentual é ainda maior alcançando até 55,4% das mulheres, contribuindo para abortamentos induzidos e desencadeando aumento da mortalidade materna. A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) ofertada na Atenção Primária à Saúde (APS) é uma das opções de contraceptivos eficazes, de longa duração e baixo custo para o Sistema de Saúde, entretanto ainda não é utilizado em larga escala, principalmente na prática da enfermagem. Diversos países desenvolvidos tem buscado formas de romper algumas barreiras e ampliar o acesso para expansão das taxas de inserção do DIU, como qualificação profissional e fomento na área de educação em saúde da população.
Evidenciar estratégias para de ampliação da assistência e acesso em saúde reprodutiva, inserção do DIU na ESF e capacitar enfermeiros visando potencializar a consulta em saúde sexual e reprodutiva com enfoque no DIU para enfermeiros da Atenção Primária do município de João Pessoa, Mamanguape, e outras Instituições.
Av. Júlia Freire, s/n - Torre, João Pessoa - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO