Apresentação/Introdução
O envelhecimento populacional é uma importante conquista e um fato irreversível. A demanda por cuidados, por sua vez, tende a aumentar e apesar de ser uma das principais vitórias da humanidade, é um grande desafio para as políticas, a sociedade e as famílias, pois requer um planejamento de políticas públicas, ações e a organização dos serviços para identificação das reais necessidades de saúde que os indivíduos com 60 anos ou mais de idade apresentam e suas particularidades. Visando promover um atendimento integral aos idosos residentes do município de Quissamã, localizado no Estado do Rio de Janeiro, iniciou-se em 2021 a implementação de instrumentos de avaliação multidimensional e ampliação de ações intersetoriais e multissetoriais de promoção e prevenção a saúde. A partir de então, tem sido desenvolvido nas nove Unidades de Saúde da Família (USF), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para pessoa idosa e em outros espaços sociais várias atividades entre elas destacamos a aplicação da avaliação multidimensional, oficinas de memória, ações educativas de combate ao preconceito contra a faixa etária e educação permanente com os profissionais de saúde e assistência social.
Objetivos
Geral: Identificar as principais condições e necessidades da população idosa e qualificar a atenção à saúde na atenção primária;
Específico: Implantar a avaliação multidimensional pela aplicação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, Ficha Espelho da caderneta e pelo Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20);
– Contribuir na elaboração de planos específicos de prevenção de doenças e agravos, prevenção da imobilidade, intervenções em tempo oportuno e ações que enfatizem a redução de fatores de risco e promoção da saúde;
– Proporcionar aos profissionais da saúde da família e assistência social, jovens, adultos e servidores públicos aposentados, reflexões sobre o envelhecimento, a inclusão das pessoas idosas na sociedade e a redução de preconceitos contra essa faixa etária.
Metodologia
A implantação da Avaliação Multidimensional pela aplicação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e da Ficha Espelho foi iniciada em 2023, a partir da capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde. Para tal as equipes de Saúde da Família (eSF) participaram de capacitações e são apoiadas matricialmente pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI) para as etapas do planejamento, aplicação, registro e monitoramento da avaliação. Estabelecido na agenda das eSF a aplicação dos instrumentos anualmente por diferentes profissionais da equipe, e, em casos específicos, em visitas domiciliares. As informações obtidas são utilizadas para o monitoramento da condição de saúde e atenção ofertada bem como para o planejamento das ações pela eSF. O idoso identificado com “alto risco de vulnerabilidade clínico-funcional” pelo IVCF-20 é avaliado pelo geriatra que indica a necessidade ou não de intervenção interdisciplinar com o objetivo de melhorar a autonomia e prevenir o declínio funcional. A gerência do PASI estabeleceu parcerias com o SCFV e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos com a finalidade de organizar ações voltadas a longevidade. São realizadas oficinas de memória nas USF com grupos de idosos com objetivos de favorecer a interação social, troca de experiências, concentração e fortalecimento dos laços afetivos. São feitas ações educativas abordando “Etarismo” com grupos de jovens de projetos sociais da Prefeitura, alunos da Educação de Jovens e Adultos e servidores públicos aposentados para debater o envelhecimento de forma positiva, como um processo repleto de potencialidades e momento enriquecedor e ativo com perdas e ganhos como em todas as outras fases da vida, visando uma sociedade inclusiva para todas as gerações.
O aumento da expectativa de vida aponta para a importância da longevidade e de como alcançá-la com qualidade, ou seja, como viver muitos anos bem, com saúde e disposição para aproveitar a vida e continuar contribuindo com o conhecimento acumulado para a sociedade. Com esse enfoque a gestão municipal tem fomentado um estilo de vida saudável, fortalecimento de laços sociais e familiares, cuidados atentos da rede de saúde e o controle de doenças crônicas a fim de evitar complicações graves que demandem tratamentos custosos. Com a implementação do uso de instrumentos de Avaliação Multidimensional que abrange diversos elementos da vida do indivíduo, passamos a ter dados mais fidedignos e completos para estruturar e organizar o cuidado a cada pessoa e, desta forma, minimizar e evitar mortes, internações e imobilidades consideradas por causas evitáveis. Por outro lado, o cuidado a população idosa precisa ser compartilhado com a sociedade e, por isso, nesse momento, temos trabalhado o idadismo com jovens e adultos. Por fim, mudar a forma como as pessoas pensam, sentem e agem em relação à idade e ao envelhecimento torna-se de extrema importância numa sociedade capitalista que tende a descartar o velho. O cuidado em saúde da população idosa precisa ser ampliado e assumido cada vez mais pelas equipes de saúde da família nos territórios a fim de que a coordenação da atenção à saúde seja feita pela atenção primária.
A Avaliação Multidimensional foi implementada em 100% das USF do município, pela aplicação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, Ficha espelho da Caderneta e IVCF-20. As primeiras avaliações multidimensionais ocorreram em julho de 2023 com a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa em uma USF e, posteriormente, com o IVCF-20 aplicado pela nutricionista gerente do programa no SCFV. Atualmente, todas as USF realizam avaliação. No Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), temos registradas 199 avaliações, sendo, 96 realizadas em 2023 e 103 em 2024. Nas atividades de educação permanente em saúde e apoio matricial realizadas em 100% das USF temos discutido a aplicação da avaliação, a estigmatização, a mudança de paradigma nos cuidados de saúde, que otimiza a habilidade funcional das pessoas idosas à medida que envelhecem, considerando seu ambiente e suas interações, experiências, necessidades e preferências Foram desenvolvidas 35 oficinas de memória, totalizando 349 participantes entre idosos, familiares e/ou cuidadores, colaborando com o fortalecimento de dinâmicas em grupo, estimulação da memória, resgate de lembranças a partir de músicas e jogos de memorização. Além dessas, foram promovidas 06 ações educativas sobre “Etarismo”, que abrangeu 203 participantes, em que se discutiu a responsabilidade de todas as gerações por comportamentos inclusivos, estimulando a solidariedade entre as gerações, o valor das pessoas idosas saudáveis e independentes para o bem-estar de sua família e da comunidade e as escolhas de estilo de vida que pode ser saudável ou não para um envelhecer com saúde.
Ampliar o cuidado em saúde da população idosa pelas equipes de saúde da família. Qualificar outros profissionais para serem multiplicadores do IVCF-20, instrumento de avaliação multidimensional simples e de rápida aplicação.
Prefeitura Municipal de Quissamã - Rua Conde de Araruama - Centro, Quissamã - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO