IMPLANTAÇÃO DA SALA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO PARA A MULHER TRABALHADORA EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Implantação das Salas de Apoio á Amamentação , esta funciona como apoio assistencial, inclusive a possíveis intercorrências, orientações e posto de coleta de leite humano ordenhado (LHO) para doação, atendendo às usuárias, às mulheres trabalhadoras adstritas e às funcionárias nutrizes. A ferramenta elencada para capacitação profissional foi a Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM). A sensibilização do olhar da equipe e a capacitação técnica resultam numa qualificação assistencial para as puérperas, além de engajamento por parte dos funcionários. Trata-se de uma iniciativa potente e necessária. Percebemos também maior fidelização das usuárias e, a médio prazo, melhora dos indicadores assistenciais.
Objetivo:
Implantar sala de apoio à amamentação, a partir do treinamento de 100% dos trabalhadores da UBS em apoio e incentivo à amamentação, através da iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação.
Metodologia:
Treinamento em Serviço, modalidade teórico-prática;
Elaboração de Procedimento Operacional Padrão único para as UBS do Território.

Entendendo o puerpério como importante fase do desenvolvimento infantil e manutenção da saúde materna, valorizando a amamentação como protagonista deste processo , que para ser estabelecido com exito necessita de orientação, apoio e incentivo. Ainda evidenciando que a manutenção da amamentação até no minimo 6 meses de vida , incorre no retorno ao trabalho dessas mulheres antes disso, nesse conexto a sala entra como apoio e em paralelo a capacitação e sensibilação da equipe deveria ser feita também.

Resultados:
02 Unidades do território: CLÍNICA DA FAMÍLIA BARBÁRA MOSLEY DE SOUZA E CLÍNICA DA FAMÍLIA OTTO ALVES DE CARVALHO com 100% dos funcionários treinados (incluindo corpo não técnico).
01 Sala de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora certificada pelo Ministério da Saúde em 2024.

Treinamento da equipe é a base, confecção de protocolos assistenciais padrão também e divulgação para a comunidade.

Principal

Ludmilla Maciel de Carvalho

ludmillamaciel.smsrio@gmail.com

Enfermeira

Coautores

Ludmilla Maciel de Carvalho , Patrícia Vaz Guimarães, Virgínia Santa Rosa, Elizabeth Rocha, Renata Dias e Flávia Sorrentino.

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Ayrton Senna, 2001 - bloco c - Jacarepaguá, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ludmilla Maciel de Carvalho

Conta vinculada

28 mar 2025

CADASTRO

28 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io