A territorialização como macroprocesso fundamental para a organização da atenção primária

O município de Tauá (CE) iniciou em janeiro de 2014 o processo de Planificação da Atenção Primária, a territorialização foi identificada como sendo o primeiro macroprocesso de intervenção, a reorganização das microáreas e áreas foi a etapa inicial para realizar o diagnóstico situacional, a programação da demanda, a agenda local e outros processos de organização do serviço. Trata-se de um relato de experiência quanto à implantação do processo de territorialização, no período de agosto a dezembro de 2014, com a participação de todos os trabalhadores das equipes de saúde da família (agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, dentistas, médicos, técnicos de enfermagem) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Foi realizada uma oficina com todos os profissionais, além de oficinas com enfermeiros e agentes comunitários de saúde, para orientação da metodologia do processo. Primeira etapa: desenho em mapas dos territórios de atuação atual dos agentes comunitários e distribuição demográfica. Segunda etapa: Todas as equipes se reuniram num mesmo local para reorganização dos territórios considerando aspectos populacionais, epidemiológicos, geográficos e sociais. Terceira etapa: cada equipe delimitou seus novos territórios em um novo mapa. Quarta etapa: atualização cadastral através das fichas de cadastramento do e-SUS.

A organização do processo de trabalho na atenção primária à saúde deve ser pautada através da realidade do território de atuação e sua clientela adstrita. A Planificação da Atenção Primária visa melhorar a organização dos serviços de saúde a partir dos atributos da Atenção Primária à Saúde, debatendo a realidade atual e planejando ações ajustadas nos desafios locais a serem executadas pelas próprias equipes.

O principal desafio foi definir a microárea do ACS (mais próximo possível de sua residência, em um espaço com uma delimitação espacial mais homogênea possível) e realizar este processo em consonância com os agentes de endemias, associando seu trabalho com ao do agente comunitário. A compreensão de todo o processo foi fundamental para o êxito do produto final, assim como a construção coletiva das etapas com os profissionais das equipes.

Principal

Anne Evelyn Gomes Serra

anneserra14@gmail.com

Coautores

Anne Evelyn Gomes Serra

A prática foi aplicada em

Tauá

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Cel. Lourenço Feitosa, 211 - Centro, Tauá - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Anne Evelyn Gomes Serra

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

22 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas