- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O presente trabalho mostra a aplicação de rodas de TCI como ferramenta de atenção no Centro de Atenção Psicossocial, CAPS 2, Carmo (RJ). Tem como objetivo promover um espaço que possibilite a troca de experiências e que estimule os pacientes portadores de transtornos mentais em interação com a comunidade a simbolizarem emoções e sentimentos a fim de minimizar sofrimentos e somatizações. As rodas de TCI são realizadas nos Caps com pacientes, familiares, amigos e pessoas da comunidade. A divulgação é feita pela equipe multiprofissional da instituição em parceria com profissionais da rede municipal possibilitando encaminhamento para esta atividade.
As pessoas em geral são acometidas de sofrimentos: problemas familiares, psicoemocionais, psicossomáticos, hipertensão, diabetes, dependência química, HIV positivo. Envolve adulto, idoso, criança e adolescente. Os serviços básicos de saúde, educação e de assistência social do governo têm sido insuficientes para abarcar esse atendimento, tornando-se precárias as ações de saúde e assistência à criança, à família e à comunidade. Os mais diversos sofrimentos são acolhidos de forma grupal no Caps 2 e trabalhados através da metodologia da terapia comunitária integrativa (TCI).
Acreditamos em seu potencial pra além da Atenção Primária em Saúde, como ferramenta para a transformação social através da construção de vínculos sociais, isto é, de redes sociais, articulando e fortalecendo a comunidade como princípio, visando a autonomia e fortalecimento grupal.
Rua Barao Da Aparecida, 89 - Centro, Carmo - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO