Olá,

Visitante

A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS

APRESENTAÇÃO:

Anualmente a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do município de Volta Redonda- RJ recebe mais de mil estudantes para os estágios obrigatórios dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Cabe a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do departamento de Educação Permanente historicamente realizar o acolhimento dos futuros trabalhadores e trabalhadoras do SUS através da Integração Ensino-Serviço -Comunidade (IESC). Um evento onde participam todas as quinze instituições de ensino superior e técnico que possuem acordo de cooperação com a SMS, de forma a aproximar os estudantes à realidade dos serviços que serão inseridos, oportunizando a reflexão crítica da ensinagem contemporânea em saúde. O acolhimento é um marco de uma nova etapa formativa, estágios que precisam induzir a defesa de um sistema publico de qualidade e provocar uma formação voltada para a integralidade da assistência. Em todos os serviços, nossos preceptores, representados majoritariamente pelos profissionais de saúde da SMS, possuem a tarefa de reorientação da prática nos estágios. Para que essa formação no SUS induza as mudanças do processo pedagógico, hoje pouco integrando as profissões em saúde umas com as outras. De que forma integrar tantas instituições, alunos, professores e profissionais de saúde em um mesmo evento e simultaneamente? Este relato de experiência traz uma proposta de articulação inovadora para a IESC, fomentando, inspirando e conduzindo o estudante para um olhar ampliado sobre a formação no SUS.
OBJETIVOS:

Objetivo geral:
Descrever a integração ensino-serviço- comunidade que ocorre anualmente no município de Volta Redonda-RJ
Objetivos específicos:
1- Promover a Integração dos diferentes atores do quadrilátero ensino-serviço-gestão-controle social
2- Fortalecer o processo de educação permanente no município de Volta Redonda
3- Apresentar a Rede de Atenção à Saúde para os futuros trabalhadores e trabalhadoras da saúde.
4- Reforçar a importância do aprendizado colaborativo e multiprofissional para as necessidades do SUS

METODOLOGIA:

A SMS de Volta redonda tem por tradição realizar anualmente o evento IESC, desde 2021 feito na modalidade online, pelo isolamento causado pela pandemia de COVID-19. No entanto, em 2024 o departamento de educação permanente adotou o formato hibrido em mesa redonda, reunindo presencialmente 700 pessoas e outras 500 de forma remota através da transmissão simultânea do evento pelo youtube. O planejamento incluiu além da participação dos alunos e representantes das instituições de ensino, os profissionais de saúde/preceptores, coordenadores/supervisores dos estágios e diretores dos diferentes pontos de atenção da RAS. A inscrição para a IESC bem como o formulário de avaliação do encontro foi realizado através do google forms. O evento com duração de 3 horas, propõe temáticas com especialistas que possam dialogar sobre a importância da formação no SUS, uma abordagem criativa, atualizada e direcionada aos estagiários e seus professores. O tema da mesa redonda foram os desafios para formação integral dos futuros trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Mais ainda, uma breve apresentação sobe a história do SUS local e sobre as diretrizes que fundamentam sua estrutura. Um momento de troca e, reflexão sobre os espaços de formação com os atores envolvidos no quadrilátero ensino -serviço- gestão- controle social. Uma oportunidade para fortalecer os princípios do SUS e se repensar as competências esperadas para o futuro profissional de saúde e de seus preceptores.

Em Volta Redonda são quinze instituições de ensino superior e técnico que participam anualmente da IESC, a pratica permite que as diferentes escolas de saúde fortaleçam seu compromisso pela educação no SUS com a secretaria municipal de saúde (SMS). Foram acolhidos desde 2021, mais de 5000 estudantes, sendo a participação no evento, um requisito obrigatório para o inicio dos estágios na RAS local. O município produziu um vídeo institucional com o tema: Pode ser Lindo Aprender no SUS, que foi exibido na abertura do evento, trazendo depoimentos de profissionais de saúde que passaram pelos estágios da RAS de Volta Redonda, reforçando a importância do aprendizado colaborativo e em equipe multiprofissional. Na IESC, os estudantes têm a possibilidade de conhecer seus colegas de estagio, seus preceptores, conceitos e diretrizes organizativas de cada serviço. A avaliação do encontro de 2024 teve aprovação de mais de 90% dos participantes, que em uma escala de 0-10 consideraram nota maior que 8 pontos no aproveitamento do conteúdo ministrado. O debate da mesa redonda provocou reflexões a respeito dos desafios das escolas de saúde, para gerir as competências esperadas para os futuros trabalhadores e trabalhadoras do SUS. Entre as palavras deixadas pelos participantes sobre o evento destacam-se: Conhecimento, aprendizagem, empatia, viva o SUS, defenda o SUS, humanização e multiprofissionalidade.

Portanto, considerando a Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS), entende-se que são necessários diálogos constantes entre os atores envolvidos no processo ensino/serviço para realizar a atenção à saúde de forma mais integrada, crítica, multiprofissional, eficiente, equitativa e construtivista no sentido de atender às necessidades vigentes do sistema publico de saúde. A democracia se fortalece com o direito a educação e ao trabalho digno. Qualificar permanentemente significa a melhoria constante do cuidado em saúde ofertado às pessoas. Nesse sentido, o município reafirma seu compromisso com a PNEPS, entendendo o SUS como um cenário educativo em constante transformação, promotor de mudanças na formação e no desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o trabalho na RAS. Dessa forma, a IESC se identifica como uma pratica que provoca a aproximação entre os estagiários, a SMS, as instituições de ensino, os serviços de saúde e a comunidade, possibilitando o conhecimento ampliado dos atores envolvidos sobre o que se espera do estudante nesta nova etapa formativa, além de vincular esses personagens ao projeto de defesa do SUS, a maior escola de saúde do mundo.

Principal

Silvia Mello dos Santos

silviamello30@hotmail.com

apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda-RJ

Coautores

Silvia Mello dos Santos Marcilea Dias Sa Eliane Rezende Alvarenga

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua São João Batista, nº 46 - Niterói - CEP 27283-240

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

silvia mello dos santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

31 mar 2024

e atualizada em

31 mar 2024

Início da Execução

07/03/2021

Fim da Execução

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Epensando Resende: uma Experiência com Rodas de Educação Permanente em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira – Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Desastre, Território e Saúde : a Relação Público e Privado nas Ações de Cuidado Compartilhado.
Rio de Janeiro
Práticas
Curso básico de capacitação em atendimento pré-hospitalar para profissionais da Rede Samu 192 dos municípios do Alto Solimões
Amazonas
Práticas
Educação em Saúde: Utilizando a Tecnologia na Conscientização da População Sobre a Rede de Atenção À Saúde (Ras) de Chapadão do Sul.
Mato Grosso do Sul
Práticas
Rede de Comunicação do Controle Social: Núcleos de Comunicação dos Conselhos de Saúde
Ceará
Práticas
A Construção de Um Sistema de Informação para o Planejamento em Saúde
Santa Catarina
Práticas
Observatório Tuberculose Brasil
Rio de Janeiro
Práticas
Implementação da Coordenação da Atenção Básica
Paraná