Olá,

Visitante

A Importância do Farmacêutico Clínico na Atenção Básica: uma Revisão Bibliográfica

o profissional farmacêutico tem responsabilidade na implementação de estratégias para promoção do uso racional de medicamentos em virtude das consequências danosas do seu uso inadequado, bem como pela repercussão financeira que o medicamento representa para os serviços de saúde e para a coletividade. o trabalho do farmacêutico é componente fundamental da qualidade da Assistência Farmacêutica que por sua vez tem implicações diretas na eficiência dos sistemas de saúde. Algumas conquistas normativas nos últimos 19 anos potencializam a atuação do farmacêutico na APS (PNAF/2004) a Política Nacional de Atenção Básca (PNAB/2006 e (NASF) em 2008,. Soma-se a isso a série sobre Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, que descreve um projeto piloto sobre cuidado farmacêutico com orientações para as ações de assistência farmacêutica no SUS e por consequência para o trabalho do farmacêutico.

Caracterizar as atividades de natureza clínica desenvolvidas pelos farmacêuticos nas unidades básicas de saúde e sua participação em atividades educativas de promoção da saúde. Realizou-se revisão de literatura sobre o trabalho do farmacêutico na Atenção Primária a Saúde tendo como referência o estudo de Scherer e Scherer14. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados BVS, SciELO, LILACS e MEDLINE (via Pubmed). as bases The Cochrane Library e EMBASE não puderam ser consultadas por não terem sido renovadas as licenças de uso na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) para o período da pesquisa. Foram incluídos artigos publicados a partir de 1998, quando publicada a Política Nacional de Medicamentos que difundiu o conceito de Assistência Farmacêutica e representou um marco para a área e para o trabalho dos profissionais, até março de 2016 quando os dados foram coletados.

Com relação à atuação profissional na área da assistência o farmacêutico, segundo a revisão, presta serviços assistenciais obtém, avalia e difunde informações sobre os medicamentos e sobre a saúde na perspectiva da educação dispensa medicamentos com avaliação da prescrição e realiza orientação farmacêutica documenta os atendimentos realizados em prontuário visita usuários em domicilios para a supervisão da farmacoterapia. farmacêutico tem papel fundamental na implantação dos serviços farmacêuticos na APS. A presença desse profissional pode favorecer a integralidade, aprimorar o processo de cuidado e evitar danos à saúde, bem como representa uma ferramenta importante para consolidação da prática farmacêutica no SUS.as atividades de natureza clínica desempenhadas por farmacêuticos no Brasil ainda são incipientes. as dificuldades encontradas apontam improvisação e esforço dos profissionais. A pequena participação em atividades educativas de promoção da saúde indica pouca integração dos farmacêuticos na equipe de saúde e da assistência farmacêutica nas demais ações de saúde.

Principal

Sylas Rhuan Pereira Soares Da Silva Portacio

rhuannsantana@hotmail.com

Coautores

Clara Herminia Dias Barbosa

A prática foi aplicada em

Palmácia

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Clara Hermínia Dias Barbosa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal