Diante das melhorias ocorridas na saúde bucal das populações de vários países, ainda persistem problemas mundiais que requerem ações para sua superação. A doença cárie é considerada um importante problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente em crianças em faixa etária escolar, por conta da dor e do sofrimento enfrentado pelo indivíduo, provocando evasão escolar em muitos momentos da vida. Alimentar-se é mais que um ato biológico, é um ato cultural e social. Atualmente, vários estudos interdisciplinares têm identificado que uma alimentação saudável contribui não somente para o bom estado nutricional, mas, principalmente para saúde bucal dos indivíduos.
Tratar as doenças bucais dos escolares matriculados nas escolas municipais Luís Rodrigues e Honorato José Machado. Construir hábitos de alimentação saudável dentro e fora da escola. Desenvolver hábitos cotidianos de higiene bucal nos escolares. O projeto consiste em um plano de ações periódicas (diárias e mensais) com enfoque em promoção, educação e recuperação da saúde, que sejam desenvolvidas no dia a dia dos alunos matriculados. A fase propícia das crianças permite que essas ações sejam apreendidas e propagadas com mudanças e benefícios individuais e coletivos. São desenvolvidas atividades coletivas (oficinas, palestras e feiras) de saúde bucal e nutricional para escolares, pais e professores. Atividades diárias de escovação bucal, após a merenda escolar sob a supervisão dos professores no escovódromo, e mensais com aplicação tópica de flúor, sob a supervisão do cirurgião dentista. Tratamento clínico restaurador para os escolares com necessidade comprovada pelo cirurgião dentista.
Diante da execução do projeto, têm se percebido uma acentuada redução no número de crianças com a doença cárie, através dos atendimentos clínicos restauradores e de manutenção aliados às ações de atividade de educação e promoção em saúde (feiras, palestras, oficinas), bem como as atividades de escovação supervisionada diárias e mensais. Esses dados são referidos e mensurados com base no levantamento epidemiológico realizado nesses escolares, no ano de 2017, comparados com os dados levantados nos atendimentos realizados ao longo do desenvolvimento do projeto. Conclui-se que o projeto tem causado impacto positivo na vida desses escolares, através dos seguintes aspectos: melhoria no padrão alimentar dos escolares, com maior ingestão de frutas e legumes na merenda escolar, melhoria da higiene e saúde bucal dos escolares, com baixos índices de placa visível e sangramento gengival, redução dos índices de dentes cariados, perdidos e obturados.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO