Olá,

Visitante

Blits “Carnaval da Prevenção” em Água Branca-Pí

A cidade de Água Branca –Piauí, localizada a 96 km da capital do estado, tem tradição em realizar grandes festas nesse período e arrastar consequentemente muitos foliões para a cidade. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Equipe do Nasf-AB e Atenção Básica, com vistas à promoção da saúde, prevenção das IST/AIDS, prevenção ao uso de álcool e outras drogas e prevenção de acidentes de transito vem realizando desde o ano 2018 uma campanha antes, e durante o período carnavalesco destinado a prevenção destes agravos a saúde. Visto que estas doenças tem característica de transmissão, sendo potencializadas pela aglomeração de pessoas neste período, torna-se um problema de saúde pública, e, portanto, necessita de ações especificas para minimizar os danos decorrentes destes fatores.

Promover a promoção e prevenção a saúde, conscientização sobre os cuidados que os foliões deveram ter antes e durante o período de Carnaval, bem como a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e prevenção ao uso de álcool e outras Foi realizado no mês de janeiro do ano 2019, um planejamento em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Branca, Secretária Municipal de Saúde, Nasf-AB e Atenção Básica. Confeccionando folders educativos e faixas com os temas a serem abordados, seguiu-se com o mapeamento dos pontos estratégicos na cidade onde tem observa maior circulação de pessoas, dividiu-se as equipes que atuariam em cada ponto. Com início às 08 da manhã, na sexta que antecede o carnaval, até a terça-feira em horários variados, executou-se, a distribuição de preservativos, orientações sobre o combate e prevenção as IST, aferição de PA e índice glicêmico, orientações sobre dependência química, distribuição de adesivos educativos e prevenção de acidentes de trânsito.

Foram distribuídos 4.000 preservativos masculinos e 1.000 preservativos femininos Realizado orientações sobre o combate e prevenção ás ist’s, dependência química para cerca de 8.000 pessoas Distribuídos 5.000 adesivos com orientações para prevenção de acidentes Aferição de pressão arterial em 1.000 pessoas.: o Carnaval é uma ocasião oportuna de conscientização social. A realização da Blits Carnaval da Prevenção, visou orientar o folião quanto aos riscos desse comportamento importunos. A oferta de preservativos às pessoas sexualmente ativas como um método eficaz para a redução do risco de transmissão das Ist’s. Bem como as atividades de prevenção a acidentes de trânsito e ao uso de álcool e outras drogas. A mensagem é educativa e preventiva, e o lema é curtir a festa de modo saudável e seguro.

Principal

Eleale Leal Martins

elialy.l@hotmail.com

Coautores

Joelma Brito Da Silva, Zenaide Alves Soares,

A prática foi aplicada em

Água Branca

Piauí

Nordeste

Instituição

Q.I Lote 6 Bairro: Alto Vile,Água Branca- Piauí.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Amilton Feitosa Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal