Olá,

Visitante

A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.

A informatização da regulação de exames e consultas é uma abordagem fundamental para otimizar o processo de marcação, acompanhamento e análise de exames médicos. entretanto, o artigo têm por objetivo analisar o processo de implantação do sistema próprio de Regulação no Município de Mendes, visto que, anteriormente, os encaminhamentos ficavam em filas “flutuantes”, e não eram visualizados pela gestão.

Entre os desafios para a melhoria, foi observada a necessidade de integração entre os serviços da Rede, principalmente a maior adesão das unidades básicas de saúde para se dar entrada aos encaminhamentos. Diante dessa dificuldade de organização do fluxo em que o município se encontrava, foi ofertada pela gestão a implantação do sistema próprio de regulação, que oferece algumas funcionalidades, como relatórios gerenciais, com informações sobre os atendimentos nos serviços ambulatoriais, além da possibilidade do envio dos agendamentos via mensagem de texto pelo celular, sem necessidade do agendamento físico.

Nos primeiros seis meses de sistema havia cerca de 800 consultas e 1000 exames inseridos, entretanto era uma inserção sem adesão da classificação de risco.Com isso, foi elaborada uma circular pelo Coordenador dos médicos da Atenção básica sobre a sensibilização do profissional médico realizar a inclusão da indicação no pedido de exame para classificação de risco mais precisa, sendo essencial para garantir que o exame fosse realizado de maneira oportuna e eficiente, especialmente em situações de emergência ou quando há uma necessidade de priorização com base na gravidade da condição do paciente.
Após a circular, houve uma melhora nas inserções dos encaminhamentos no sistema e melhor classificação de risco. Hoje, tem-se 1013 consultas e 3562 exames inseridos. Como forma de melhorar o funcionamento do sistema foi elaborado um dia “D” da Regulação com a presença do Coordenador dos médicos, enfermeiros, administrativo e suporte pelo sistema para reclassificar os pacientes em fila para exames laboratoriais que haviam sido inseridos e classificados anteriormente de forma incorreta.

O mais importante para iniciar, é traçar os principais aspectos que ainda não se enquadram a organização de trabalho.
Após traçar as metas que buscam alcançar e de que forma alcançar essas metas,mesmo com tantas limitações.

Principal

Ana Lívia Ramos de Brittes dos Santos

brittes46@gmail.com

Chefe de regulação de consultas e exames

Coautores

Ana Lívia Ramos de Brittes dos Santos,Eliúcha dos Santos Veiga,Fátima Maria de Souza Fontes Dias

A prática foi aplicada em

Mendes

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Lívia Ramos de Brittes dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2024

e atualizada em

01 abr 2024

Início da Execução

24/01/2023

Fim da Execução

29/02/2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos