A implantação e manutenção de um sistema de informação na gestão pública: desafios da informatização na saúde

Toda a gestão necessita de ferramentas na sua organização, e não seria diferente na saúde pública. A perda de dados interfere diretamente na produção e na série histórica da Secretária da Saúde, tornando falha as ações do gestor. Dessa forma, a busca pelas novidades tecnológicas na área da informação é inevitável. A tecnologia vem se aperfeiçoando a cada segundo, tornando-se uma facilitadora em vários setores da gestão pública, e no âmbito da saúde ela tornou-se uma ferramenta indispensável, pois com ela podemos obter resultados mais efetivos quanto a diagnósticos e dados estatísticos, tornando as demandas do município mais visíveis. Analisando as carências, podemos traçar estratégias, elaborar projetos e executá-los de maneira mais eficiente, dando à atenção primária o papel que lhe é de direito dentro da saúde municipal; o de prevenção.

O presente trabalho objetivou a implantação de um sistema de informação para efetiva melhora no atendimento dos pacientes através do prontuário eletrônico, aprimorando o desempenho na coleta de dados estatísticos e organização dos setores da gestão. Entendendo que a secretaria da saúde necessitava de um sistema de informação para apurar sua gestão, em um primeiro momento, se tentou utilizar o sistema PEC do SUS, porém a ferramenta só atendia a atenção básica, e o município conta com outros tipos de serviços, por meio de uma comissão composta pelos responsáveis de cada setor da secretaria, foi elaborado um resumo com as necessidades para gerir e melhorar os atendimentos. Através desse documento, foi solicitado a abertura de um edital de licitação, foram pesquisadas empresas especializadas para o processo, sendo contratada a que melhor se adequou ao edital. A implantação foi acompanhado por profissionais que auxiliaram na gestão e montaram o sistema conforme as necessidades do município.

Após o início da implantação, houve uma melhora significativa em todos os setores envolvidos, as unidades de saúde do município começaram a utilizar o prontuário eletrônico facilitando a troca de informações, com isso ocorreu a diminuição de solicitações de exames e receitas sem necessidade, no faturamento tivemos o encaminhamento dos dados de procedimentos e atendimentos do município com menos, glosa para envio do Boletim de Procedimento Ambulatorial (BPA). No setor de regulação do município, houve uma desburocratização do processo, pois o paciente já sai encaminhado do consultório médico quando necessário para atendimento com especialistas do município. Além de contribuir para controle e economia de compras de medicamentos e serviços. De modo geral, pode-se constatar que a informatização tornou-se peça fundamental para que o gestor da secretaria tomasse as decisões corretas, em relação à continuidade de atendimentos, compras de serviços, materiais e medicamentos. Além de facilitar o trabalho dos setores os quais hoje conseguem obter dados estatísticos com as reais demandas do município, facilitando as informações que são enviados para o Ministério da Saúde.

Principal

Taise Rossler dos Santos

taiserosslersantos@gmail.com

Coautores

Taise Rossler dos Santos

A prática foi aplicada em

Camaquã

Camaquã

Camaquã

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Camaquã

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luciano Pereira Dias

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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