Olá,

Visitante

A Extensão Universitária Como Promotora da Integração Ensino-Serviço: Ações Interprofissionais no Pré-Natal da Atenção Primária À Saúde

O projeto de Extensão Educação em Saúde Materno Infantil (EMIS), da Fundação Universidade Regional de Blumenau promove a formação interprofissional em saúde entre os acadêmicos da Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Entre as ações do Projeto, está prevista a promoção da educação em saúde junto à atenção pré-natal na atenção primária a saúde. O projeto tem parceria com duas Unidades Básicas de Saúde de Blumenau (SC), e os temas abordados são alinhados junto à equipe de saúde da família. Para garantir a atualização dos acadêmicos e ampliar o olhar da interprofissionalidade, são desenvolvidas capacitações com os acadêmicos extensionistas e demais acadêmicos dos cursos da área da saúde. No ano de 2021, foi promovida a capacitação , sobre o cuidado nutricional e odontológico às gestantes. Nos anos de 2020 e 2021, a equipe do projeto se adaptou à necessidade de distanciamento social, e os materiais de educação em saúde foram disponibilizados para as gestantes através de aplicativo de comunicação. Todos os materiais desenvolvidos foram elaborados pelos acadêmicos de forma coletiva, em reuniões com a supervisão de professoras da Odontologia e Nutrição.

São desenvolvidas ações de educação em saúde no pré-natal vinculado a atenção primária a saúde. As atividades são planejadas e desenvolvidas por acadêmicos de diversos cursos da área da saúde, sob a perspectiva da formação interprofissional em sáude.

A Extensão Universitária tem o potencial de promover projetos intersetoriais e interprofissionais, de forma a oportunizar uma formação acadêmica mais qualificada, com a prática da formação interprofissional em saúde. Esse tipo de prática tem vantagens também para a população-alvo, pois é possível estabelecer processos de cuidado que consideram um olhar ampliado sobre o conceito de saúde.

Principal

Mariana Campos Martins Machado

mcmmachado@furb.br

A prática foi aplicada em

Blumenau

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua São Paulo, 2071

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Mariana Campos Martins Machado

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba