As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) foi implantada em 2020 no município, inicialmente com 4 práticas em algumas unidades (fitoterapia, aromaterapia, shantala e reiki) e em ações promovidas pelas unidades de saúde. Em 2022, tivemos aumento de oferta de práticas, (Yoga, meditação e homeopatia), além das que já eram oferecidas, e adesão dos usuários, sendo ofertadas em unidades especializadas. Em 2023 e 2024, aconteceu respectivamente o I e II workshop de PICS, com intuito de capacitação dos profissionais de saúde, das unidades de saúde para ofertarem a mais usuários as PICS que hoje são oferecidas (aromaterapia, meditação, escalda-pés, fitoterapia, auriculoterapia, arteterapia, dança circular, terapia comunitária integrativa, oficina de massagem e shantala) conseguindo atingir 85% das unidades de saúde no município.
Foi realizada capacitação a fim de ampliar o conhecimento aos profissionais aplicadores das práticas.
Com a amplificação das Práticas Integrativas Complementares em Saúde nas unidades de saúde e adesão dos usuários, refletiu mudanças na percepção dos envolvidos. Usuários menos ansiosos, estreitamento da relação unidade-usuário, confiança na equipe de saúde.
As práticas oferecidas além de possibilitar a promoção e prevenção à saúde, cooperam na recuperação da autoestima e autocuidado dos usuários e dos benefícios trazidos por ela.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO