Olá,

Visitante

A Continuidade do Cuidado dos Usuários do Caps I Umbuzeiro-Pb em Tempos de Pandemia da Covid-19.

A experiência selecionada para ser compartilhada deu-se no Centro de Atenção Psicossocial do município de Umbuzeiro-PB. Diante do contexto pandêmico que iniciou-se em Março de 2020 viu-se a necessidade de implementar medidas de distanciamento social e sanitárias, orientadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Desta forma viabilizou-se junto a Secretaria Municipal de Saúde do município, um aparelho telefônico para que fosse implantado o serviço de acompanhamento psicossocial remoto, com o intuito de preservar o vínculo terapêutico estabelecido com os usuários.A fim de manter o cuidado e fortalecer essa dinâmica de acolhimento, buscou-se uma maneira segura (diante das orientações sanitárias) para que os usuários mantivessem as orientações terapêuticas atualizadas, possibilitando o monitoramento da sua saúde mental e emocional.

Tendo em vista a necessidade apresentada no serviço de saúde mental diante do contexto pandêmico vivenciado pela população, observou-se a necessidade de implantar um serviço de atenção psicossocial de maneira remota. No entanto, foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde um aparelho telefônico com acesso a internet e aplicativos de comunicação, para ser utilizado no contato com os usuários e familiares mantendo o serviço de saúde mental ativo e respeitando as orientações sanitárias vigentes. Ao mesmo tempo, para o desempenho do acesso foi necessário realizar um trabalho educativo com a equipe do serviço, esclarecendo e estabelecendo critérios para utilização do mesmo de maneira profissional.A disseminação do contato ocorreu de forma gradativa de acordo com a necessidade do serviço e dos usuários, este suporte foi acontecendo de maneira exitosa e na medida que os mesmos utilizavam a ferramenta disponibilizada, tinham suas demandas atendidas fortalecendo o vínculo e proporcionando a continuidade do cuidado através de mensagens de texto, áudio e vídeo chamada via whatsapp, ligação de voz , referência e contra referência via E-mail.A fim de avaliar a implantação do atendimento e acompanhamento remoto foi disponibilizado uma caixinha da sugestão na sede do CAPS I e ao final de cada atendimento psicossocial era solicitado que o usuário expressasse o nível de satisfação em relação ao atendimento realizado.

A pandemia da Covid-19 foi um momento propício para aprimorar as práticas tecnológicas e verificar na prática como essas ferramentas podem colaborar positivamente com a dinâmica do serviço público de saúde mental. Diante do relato mencionado faz-se necessário que os gestores municipais de saúde deem visibilidade ao uso de práticas tecnológicas em saúde mental mantendo a continuidade do cuidado.

Principal

Marcela Cecília Cabral de Albuquerque

marcelaccalbuquerque@gmail.com

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Rui Barbosa

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Marcela Cecília Cabral de Albuquerque

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A importância do trabalho em rede para a efetivação da reinserção social aos dependentes químicos enquanto sujeitos de direitos: observações acerca do eixo reinserção social no Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Espírito Santo
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Explorando as possibilidades: atividade aquática no tratamento de TEA no município de Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Em boas mãos: valorização dos profissionais de saúde e os impactos na proatividade em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Protocolo de passagem de plantão no serviço residencial terapêutico: um relato de experiência
Paraíba
Práticas
Ressignificando vidas através das artes manuais: uma vivência do CAPS I Umbuzeiro-PB
Paraíba