Olá,

Visitante

A Construção de Um Sistema de Informação para o Planejamento em Saúde

As demandas em saúde por parte da população são cada vez maiores, tanto devido ao envelhecimento das pessoas quanto às maiores exigências por qualidade dos serviços. Em um universo de recursos finitos, o planejamento se mostra como estratégia fundamental para a prestação de bons serviços com gastos compatíveis, propiciando o equilíbrio entre investimentos financeiros, horas-trabalho dos profissionais e melhoria dos indicadores/qualidade de vida da população. Para que isso ocorra, a captação e gestão adequada das informações são imprescindíveis. Tradicionalmente, as situações finalísticas (resultados) são expressas parcialmente por meio dos indicadores de saúde, captados sistematicamente pelos vários sistemas de informação do SUS. Contudo os dados relativos aos processos são normalmente captados/armazenados de maneira incipiente, de modo que se torna difícil monitorar ou avaliar os mesmos. Neste sentido, a Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde (GEPLAN) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis desenvolveu o Sistema de Monitoramento e Avaliação do Planejamento, ou PDCASaúde, como é conhecido. O nome (PDCASaúde) é uma referência ao ciclo de planejamento: (Planejar), (Executar), (checar) qual as ações planejadas, ao final da execução, são avaliadas para que sirvam de subsídio a um novo momento de planejamento. O PDCASaúde foi desenvolvido como forma de possibilitar todas as unidades de trabalho (UBS, CAPS, UPA, Policlínicas, Distritos Sanitários, Gerências e Diretorias) da SMS a realizarem o monitoramento das ações planejadas anualmente (através da Programação Anual de Saúde). O uso do sistema tem possibilitado aos trabalhadores acompanhar a execução das ações planejadas por eles mesmos e realizar adaptações a partir das dificuldades encontradas, garantindo uma reflexão contínua do processo de trabalho e o protagonismo destes profissionais. Desde sua implantação até o presente momento (julho a novembro), mais de 80% das unidades de trabalho tem feito uso regular do sistema, o que demonstra a boa aceitação pelos trabalhadores da SMS. Ainda, várias têm sido as modificações nas ações planejadas, realizadas pelos próprios trabalhadores dentro do sistema, demonstrando que os resultados dessa reflexão tem se efetivado no planejamento das unidades de trabalho. Essa análise crítica é fundamental para a melhoria contínua dos serviços prestados e, ao ser executada pelos trabalhadores das unidades, traz a possibilidade de considerar diretamente as especificidades dos territórios e processos de trabalho. Entendemos que o PDCASaúde é um importante passo nesta construção, fornecendo informações úteis à gestão dos serviços de saúde.

As demandas em saúde por parte da população são cada vez maiores, tanto devido ao envelhecimento das pessoas quanto às maiores exigências por qualidade dos serviços. Em um universo de recursos finitos, o planejamento se mostra como estratégia fundamental para a prestação de bons serviços com gastos compatíveis, propiciando o equilíbrio entre investimentos financeiros, horas-trabalho dos profissionais e melhoria dos indicadores/qualidade de vida da população.Contudo, não basta que as unidades de trabalho/equipes de saúde realizam um planejamento linear, onde as ações são pensadas uma vez para posteriormente serem executadas, sem uma avaliação a posteriori.Assim, a construção de um sistema de informação simples, baseado no ciclo PDCA (sigla em inglês para Planejar, Executar, Avaliar e Ajustar) se mostra como importante ferramenta para que o planejamento e a execução das ações pelos profissionais de saúde sejam indissociados e contínuos.

Principal

Edenice Reis da Silveira

A prática foi aplicada em

Florianópolis

Santa Catarina

Sul

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Edenice Reis da Silveira

ideiasus@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estágio na Comunidade: Ações de Educação em Saúde Realizadas na Comunidade Vale da Cachoeira no Municipio de Palmas/To
Tocantins
Práticas
Projeto Cuidar de Quem Cuida
Pará
Práticas
Reorganização da Atenção Primária do Município de Canaã dos Carajás- Pará, Através da Implantação do Acolhimento À Demanda Espontânea e Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado
Pará
Práticas
Educação em Saúde Ferramenta Primordial na Esf Hiperdia
Pará
Práticas
Linguinha solta assegurando um futuro saudável e sustentável
Goiás
Práticas
Incentivando o mais simples em busca de melhores resultados – aleitamento materno
Goiás
Práticas
Projeto Samu nas escolas – lei Lucas nas escolas da rede municipal de educação de São Luís
Maranhão
Práticas
Programa Saúde na Escola em Meio a Pandemia Covid-19: Experiência Exitosa em Benedito Novo – Sc
Santa Catarina
Práticas
Literacia para a Saúde na Puericultura odontológica: Experiência de Tele orientações na Aps.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Pandemia da Covid-19 na Educação Básica