- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Elaine Cristina Fontes
- 25 out 2024
O guia de gestão autônoma da medicação (GAM) é uma estratégia no campo da saúde mental de desenvolvimento de autonomia coletiva partindo do reconhecimento de que cada usuário tem uma experiência singular ao usar psicofármacos. Esse dispositivo acontece em grupo o que durante a pandemia tornou-se impossível. A partir da construção coletiva de usuários, técnicos, familiares e estudantes, tornamos possível a realização do grupo de forma virtual, reaproximando os usuários do cuidado apesar do distanciamento social necessário no contexto atual.
No contexto da pandemia o cuidado em saúde mental tornou-se mais restrito por conta da necessidade do distanciamento social, tendo impacto importante na estabilização dos usuários que, justamente nesse período, precisaram estar mais próximos de seus locais de tratamento. Tornou-se importante o desenvolvimento de estratégias tecnológicas a fim de facilitar a manutenção do vínculo e cuidado entre usuários e local de tratamento.
A estratégia GAM chama o usuário ao protagonismo, oportunizando o desenvolvimento de uma análise mais crítica em relação ao impacto do tratamento nos diferentes aspectos de suas vidas. Promove a autonomia coletiva, ampliando a rede de cuidado e a apropriação do território na dimensão não só da saúde mental, mas também da cidadania. Sendo assim, trata-se de um dispositivo muito potente na prática de cuidado psicossocial, podendo acontecer também de forma virtual. O guia gestão autônoma de medicação encontra-se disponível na internet e há vários núcleos de pesquisa em universidades no Brasil como: Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A parceria com as universidades têm sido possível no processo de educação permanente.
Niterói, RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO