Olá,

Visitante

A Beleza do Crepúsculo: Um Registro Audiovisual -Curta-Metragem- Que Aborda a Experiência do Envelhecer a Partir da Perspectiva de Cinco Idosos Moradores do Morro do Dendê, uma Tradicional Favela Cari

Foi realizado um registro audiovisual -curta-metragem- que aborda a experiência do envelhecer a partir da perspectiva de cinco idosos moradores do morro do Dendê, uma tradicional favela carioca. Inspirado em um modelo de documentário chamado documentário de personagem, este trabalho retrata a velhice a partir da entrevista destes sujeitos, que convidados a narrar suas experiências de vida, constroem-se como personagens e expressam suas subjetividades. A transformação da experiência de vida em uma experiência de narrar a si próprio, o resgate e a escolha das memórias que serão narradas e como serão, faz parte deste processo de construção. Dentre as temáticas abordadas estão: memórias, família, saudades, limitações/rotina, saúde e proximidade da morte. A realização das entrevistas e a sua gravação possibilitaram a promoção de um espaço de fala e de protagonismo, no qual os idosos puderam narrar a si e as suas trajetórias de vida, dando vazão às suas memórias vivas. Além disso, sua elaboração produziu o fortalecimento do vínculo entre profissional de saúde (entrevistador) e usuários (entrevistados), aliando-se a prática do Método Clínico Centrado na Pessoa em seus passos compreender a pessoa como um todo e intensificar a relação entre médico e paciente. Espera-se provocar a partir deste registro um olhar mais sensível às subjetividades e à poética do envelhecer. A escolha da produção audiovisual como metodologia teve a intenção de aproximar o espectador/profissional de saúde da realidade dos entrevistados e despertar identificação e afetações.

Como motivação para partilha desta experiência destaca-se a necessidade de compreender o olhar do idoso sobre seu próprio processo de envelhecimento e, após adentrar neste universo subjetivo, produzir reflexões que contribuam para a construção de um cuidado em saúde que dialogue e busque se adequar às complexidades e particularidades desta etapa da vida.

Construir espaços de troca com entrevistas/conversas abertas. Permitir que o tempo e o ritmo sejam guiados pelos entrevistados. A curiosidade pelas histórias de vida, o desejo do encontro e a escuta acolhedora são os pilares pra tornar esse um potente momento de promoção de saúde e formação de vínculo com a comunidade e com seus moradores mais antigos.

Principal

Raissa de Araujo Ferreira Cardoso

raissaafcardoso@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Clinica da Família Wilma Costa-Território Morro do Dendê

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Raissa de Araujo Ferreira Cardoso

Conta vinculada

raissaafcardoso@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.
Práticas
Uso do Futsal Como Estratégia de Promoção da Saúde e Diminuição do Risco de Marginalização: Projeto Caminhos do Viver.
São Paulo
Práticas
Qualidade de Vida no Grupo “Mulher Ativa” na Cidade de Montalvânia – Mg
Minas Gerais
Práticas
Qualidade de Vida e Longevidade: Educação/Prevenção/Promoção em Saúde Sob os Aspectos Biopsicossociais Como Ferramenta para o Cuidado de Pacientes Hipertensos e Diabéticos.
Minas Gerais
Práticas
Projeto “Viva Leve”
Minas Gerais
Práticas
Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas
Minas Gerais
Práticas
Praticas Exitosas no Grupo de Emagrecimento.
Minas Gerais