Olá,

Visitante

A Atuação do Conselho Local de Saúde na Gestão da Estratégia de Saúde da Família.

ObjetivoO objetivo dessa experiência é engajar e fortalecer a comunidade e a equipe de saúde, para uma construção conjunta de políticas de saúde pertinentes a comunidade.MetodologiaO conselho local de saúde do ESF VI ocorre mensalmente nas dependências da unidade de saúde. Tem como participantes fixos trabalhadores em saúde e lideranças comunitárias de forma paritária. As pautas das reuniões partem tanto da equipe, quanto da comunidade e referem-se principalmente a construção de fluxos de serviço. Da mesma forma, o conselho é local de educação permanente em saúde e de construção de cidadania, visto que também é utilizado como local de debate prévio às conferências municipais (saúde da mulher, direitos humanos, direitos da pessoa idosa, etc.). A partir da formulação do conselho local, também ocorreu o fortalecimento da associação de bairro, com a eleição de uma nova diretoria (dezembro/2018).

O presente relato tem a finalidade de apresentar a experiência vivenciada da participação do Conselho Local de Saúde na cooperação e gestão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Palmeira das Missões – RS. Entende-se que para a utilização eficaz dos recursos da comunidade, é fundamental a participação popular nos espaços decisórios referentes às políticas sociais. Esta participação proporciona o exercício da cidadania e caracteriza-se como estratégia de fortalecimento da rede de saúde municipal, visto que possibilita o reconhecimento das necessidades de saúde do território. Desta forma, os trabalhadores de saúde da equipe tornaram-se mediadores da participação da população na criação de estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também, é primordial que os usuários estejam engajados na execução, fiscalização e avaliação das práticas de saúde, além da sua formulação.

O conselho Local de Saúde é a forma pela qual garante-se a participação da comunidade nas decisões, dando voz para exporem os problemas existentes na comunidade, e a partir deles, chegar a um acordo que beneficie a todos, além de contribuir na autonomia dos usuários no seu cuidado, funcionando como um instrumento propulsor de mudanças e transformações na qualidade de vida e saúde da população, permitindo o fomento ao fortalecimento do SUS.

Principal

Michele Hubner

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Palmeira das Missões

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Fluxo dos pacientes oncológicos atendidos na UNACON da região Noroeste – RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Contracepção Reversível de Longa Ação na política de saúde feminina: aquisição de todos em Maricá – RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento local e participativo na estratégia saúde da família no município de Cachoeirinha (TO)
Tocantins
Práticas
Desenvolvimento da gestão de custos no SUS em São José do Rio Preto
São Paulo
Práticas
Compulsão decisória na judicialização da saúde: desestruturando e desafiando o financiamento finito do Sistema Único de Saúde
São Paulo
Práticas
Implantando a microrregulação na atenção básica de Bastos
São Paulo
Práticas
Saúde Pública X Saúde Política: a sobrevivência do gestor municipal na construção da gestão do SUS
São Paulo