Olá,

Visitante

A Atuação do Conselho Local de Saúde na Gestão da Estratégia de Saúde da Família.

ObjetivoO objetivo dessa experiência é engajar e fortalecer a comunidade e a equipe de saúde, para uma construção conjunta de políticas de saúde pertinentes a comunidade.MetodologiaO conselho local de saúde do ESF VI ocorre mensalmente nas dependências da unidade de saúde. Tem como participantes fixos trabalhadores em saúde e lideranças comunitárias de forma paritária. As pautas das reuniões partem tanto da equipe, quanto da comunidade e referem-se principalmente a construção de fluxos de serviço. Da mesma forma, o conselho é local de educação permanente em saúde e de construção de cidadania, visto que também é utilizado como local de debate prévio às conferências municipais (saúde da mulher, direitos humanos, direitos da pessoa idosa, etc.). A partir da formulação do conselho local, também ocorreu o fortalecimento da associação de bairro, com a eleição de uma nova diretoria (dezembro/2018).

O presente relato tem a finalidade de apresentar a experiência vivenciada da participação do Conselho Local de Saúde na cooperação e gestão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Palmeira das Missões – RS. Entende-se que para a utilização eficaz dos recursos da comunidade, é fundamental a participação popular nos espaços decisórios referentes às políticas sociais. Esta participação proporciona o exercício da cidadania e caracteriza-se como estratégia de fortalecimento da rede de saúde municipal, visto que possibilita o reconhecimento das necessidades de saúde do território. Desta forma, os trabalhadores de saúde da equipe tornaram-se mediadores da participação da população na criação de estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também, é primordial que os usuários estejam engajados na execução, fiscalização e avaliação das práticas de saúde, além da sua formulação.

O conselho Local de Saúde é a forma pela qual garante-se a participação da comunidade nas decisões, dando voz para exporem os problemas existentes na comunidade, e a partir deles, chegar a um acordo que beneficie a todos, além de contribuir na autonomia dos usuários no seu cuidado, funcionando como um instrumento propulsor de mudanças e transformações na qualidade de vida e saúde da população, permitindo o fomento ao fortalecimento do SUS.

Principal

Michele Hubner

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Palmeira das Missões

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no município de Mendes
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro