A atuação da equipe de saúde prisional na Penitenciária Estadual de Alcaçuz: um relato de experiência

O município de Nísia Floresta (RN) comporta em seu território geográfico a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, com isto se deu a necessidade de prestar uma assistência a essa população, tendo a equipe de saúde instalada em fevereiro de 2017. A assistência em saúde é prestada por enfermeiros, médicos, odontóloga, técnico de enfermagem e de saúde bucal, psicóloga e assistentes sociais.

Descrever a atuação da equipe de saúde prisional na assistência à saúde da população privada de liberdade em Alcaçuz e suas limitações. Registrar a participação das esferas governamentais na cogestão e manutenção da equipe de saúde prisional. Este estudo se caracteriza como um relato de experiência onde visa mostrar a atuação da Equipe de Saúde Prisional na Penitenciária de Alcaçuz, que abriga atualmente 2320 pessoas privadas de liberdade do sexo masculino. É prioridade pela equipe de saúde a realização e implementação de atividades junto à população privada de liberdade que possa garantir o combate e/ou controle da tuberculose, identificação das ISTs, hipertensos e diabéticos, agravos psicossociais, vacinação, entre outros. O trabalho se torna eficaz vista a realização do uso de tecnologias leves como a escuta/triagem dentro dos pavilhões, efetivando a identificação precoce dos agravos e buscando suas resolutividades.

As práticas de saúde realizadas na Unidade Prisional de Alcaçuz seguem as orientações e diretrizes do Ministério da Saúde. O trabalho se torna eficaz vista a realização do uso de tecnologias leves como a escuta/triagem dentro dos pavilhões, efetivando a identificação precoce dos agravos em saúde agendando as consultas necessárias para suas resolutividades. No ano de 2017, foram notificados aproximadamente 100 pacientes com tuberculose, tendo esses iniciado seus tratamentos dentro da unidade, sendo acompanhados pela equipe de saúde prisional. A realização de testes rápidos para HIV nos pacientes com Tuberculose é protocolo padrão, sendo realizado no início do tratamento. As barreiras existentes na efetivação da PNSSP em Alcaçuz aos poucos vão sendo derrubadas e podemos ver um grande envolvimento dos gestores, agentes penitenciários, população privada de liberdade e seus familiares no tocante ao apoio desta equipe de saúde que vem desempenhando um bom trabalho efetivando uma assistência de qualidade.

Principal

João Wellton De Azevedo Henrique Júnior

juniormoreira1@hotmail.com.br

Coautores

Renata Cristina De Morais, Ana Paula Pinheiro Dos Santos

A prática foi aplicada em

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Nísia Floresta

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Nísia Floresta (RN)

R. Bela Vista, Nísia Floresta - RN, 59164-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lidiane Rodrigues Da Costa

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

09 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas