A arte como instrumento de cuidado na atenção básica

Este projeto nasceu a partir de pesquisa acerca da frequência dos usuários na unidade de saúde da família Fátima 1, localizada no bairro de Fátima, em Itabuna (BA) pela equipe multiprofissional. Ao ouvir diariamente queixas repetidas de usuários comuns, a equipe constatou a necessidade de um trabalho direcionado à atenção para a somatização. Após estudos de pesquisas que comprovam a eficácia do riso na produção do bem estar físico e mental, os colaboradores passam a inserir o humor nas principais atividades da Unidade.

O objetivo deste trabalho é utilizar as diversas formas de artes como instrumento de cuidado na atenção básica, bem como a promoção do bem-estar físico e mental através do riso. Semanalmente, a equipe promove na unidade de saúde encontros com temas variados para públicos diversos, tais como, grupos de gestantes, tabagistas, hipertensos e diabéticos, mulheres e mães de crianças menores de 5 anos a fim de orientá-los acerca de determinado tema, que é apresentado por meio de atividades artísticas (teatro, música e literatura de cordel). Essas apresentações se dão também para público misto, nas salas de espera. As atividades ocorrem ainda fora do espaço da unidade, em outros locais no território como escolas, centro de cultura e shopping.

Os resultados deste trabalho são bastante satisfatórios. Os objetivos foram alcançados. A população de abrangência da unidade de saúde frequenta as atividades e relata a importância desses momentos de descontração para o seu bem-estar. A equipe é solicitada em outras programações fora do âmbito territorial para a promoção da saúde e essa experiência foi selecionada para participação no encontro narrativas 2018, na Fiocruz (RJ). Na unidade de saúde, acolhe-se usuários com dores diversas, físicas ou psíquicas. Alguns que procuram o serviço por uma simples dor de cabeça, outros por uma grave dor na alma. Muitos deles querem apenas conversar, ser ouvidos, e ouvi-los é a melhor forma de cuidado, seguida da promoção do bem-estar causado por boas gargalhadas. Este projeto confirma a importância do riso na promoção da saúde e utiliza como máxima: rir é o melhor remédio.

Principal

Zayra Maria Do Rosário Silva Lima

zayramariah@hotmail.com

Coautores

Maria Rita Silva de Almeida, Aline Santos Araújo, Víctor Ygor Santos de Morais, Eliene Souza de Oliveira, Tânia Maria Pereira Hage

A prática foi aplicada em

Itabuna

Itabuna

Itabuna

Itabuna

Itabuna

Itabuna

Itabuna

Itabuna

Itabuna

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Jozimar Salles Aguiar

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

23 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas