Olá,

Visitante

Serviço de Fisioterapia Domiciliar: Contribuições para Continuidade do Cuidado aos Usuários do SUS de São Francisco do Conde-Ba

A Atenção Domiciliar (AD) é uma modalidade de atenção à saúde integrada às Rede de Atenção à Saúde (RAS), caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados (Brasil 2016). Com a mudança do perfil epidemiológico da população, onde há uma grande morbidade por doenças crônicas não transmissíveis e causas externas, tornou-se crescente a demanda por utilização da assistência fisioterápica, tal situação corrobora com o perfil epidemiológico do município, surgindo à necessidade de implantação do serviço de fisioterapia domiciliar e tem como critério de inclusão os pacientes com dificuldade de mobilidade, ou que apresente alguma necessidade especial. Frente ao exposto, pretende-se com essa experiência contribuir para melhoria do cuidado aos pacientes do SUS que necessitam de uma continuidade da assistência fisioterápica no domicilio.

Descrever a experiência do serviço de fisioterapia domiciliar na continuidade do cuidado aos usuários do SUS do município de São Francisco do Conde Ba. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo. o Serviço de Fisioterapia domiciliar iniciou suas atividades em outubro de 2018, funciona de segunda a sexta-feira das 08 às 16 horas, conta com 03 fisioterapeutas e atende aos dezesseis bairros do município. Para organização do atendimento dos usuários do serviço foi solicitado um levantamento da Atenção Básica para identificação da demanda da fisioterapia domiciliar, onde foram triados 220 pacientes, e permaneceram 120 com perfil clinico para atendimento em domiciliar. A partir dai foi organizado um fluxo de atendimento e um roteiro que contemplasse todos os bairros, considerando as especificidades territoriais.

Os resultados desse estudo demonstraram que do total de 220 pacientes avaliados 55% apresentaram perfil para atendimento domiciliar, sendo que os principais diagnósticos que levaram a necessidade de atendimento foram às doenças crônicas não transmissíveis e causas externas, contribuindo com 67,5%, sendo em maior proporção as doenças cerebrovasculares. o Serviço atende diariamente uma média de 30 pacientes, além de realizar atividades de educação em saúde nas unidades de saúde da família. Espera-se ainda como resultado da implantação do serviço a reabilitação de muitos pacientes que não tinham acesso à continuidade da assistência após uma alta hospitalar.Apesar do pouco tempo de implantação do serviço os dados preliminares apontam uma consistência com o encontrado na literatura. Assim, esse relato atingiu o objetivo proposto ao descrever a importância da continuidade do cuidado fisioterápico domiciliar ao paciente com dificuldade de locomoção e necessidades especiais que necessitam de continuidade do cuidado para reabilitação e manutenção do quadro clinico, evitando atrofias e perda da qualidade de vida.

Principal

Rejane Carvalho Ferreira

rejane_cffisio@yahoo.com.br

Coautores

Eleuzina Falcão Da Silva Santos, Jaciara Prado De Jesus, Betania De Almeida Macedo Pedreira, Juliana Dos Santos Lima, Layla Kelly Conceição Silva

A prática foi aplicada em

São Francisco do Conde

Bahia

Nordeste

Instituição

Cond. Recanto Verde Bl 219 C Apt 202, São Francisco Do Conde

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Eleuzina Falcão Da Silva Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal