Olá,

Visitante

1º Audiência Regional de Saúde de Campo: Regionalizar é Preciso – Exercitando a Participação Social e Vencendo os Vazios Assistenciais.

ObjetivoO objetivo desta proposta é de inserir a participação social na discussão da Regionalização do SUS, iniciando este processo pelo envolvimento regional do Controle Social com os 25 Conselhos Municipais de Saúde e formação do Conselho Regional de Saúde.MetodologiaNecessidade de ampliar o debate sobre os problemas da região pelo fortalecimento da participação social Parceria CRESEMS, apoiador do COSEMS/PR, Regional de Saúde e Consórcio no alinhamento sobre Regionalização e na organização do evento Convite ao Conselho Estadual de Saúde (CES) para participação no evento Convite aos 25 conselhos municipais de saúde da região, prefeitos, vereadores, prestadores de serviço, promotores do Ministério Público e gestores Encaminhamento do Relatório Final da Audiência aos municípios para debate nas Conferências Municipais para seguir como proposta a Conferência Estadual Preparação 2º fase: organização do Conselho Regional de Saúde e do Planejamento Integrado Regional.

A ideia de um movimento regional de fortalecimento da participação social surge da necessidade da região de colocar o controle social nos debates e não dialogar apenas com os gestores e profissionais de saúde e seria também, uma forma de institucionalizar alguns avanços do trabalho de quase uma década de muitas mãos. Assim nasce a proposta de uma Conferência Regional de Saúde que passou a se chamar Audiência Regional neste primeiro movimento. No dia 22 de fevereiro de 2019 foi realizado a 1ª AUDIÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE na 11º Região de Saúde de Campo Mourão. O evento contou com 200 participantes e foi realizado na Faculdade Integrado. O evento de iniciativa do 11º Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (11º CRESEMS), apoiador do COSEMS/PR e 11º Regional de Saúde, contou com a presença do grande sanitarista e consultor do CONASEMS, Dr. Marcos Franco com a fala de abertura: REGIONALIZAR É PRECISO – EXERCITANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E VENCENDO OS VAZIOS ASSISTENCIAIS.

Nas palavras do Prof. Dr. Marcos Franco, esta Audiência Regional de Saúde é histórica para a região e para o SUS, pois teve como objetivo final colocar a participação social no debate do desenho das redes de atenção do SUS e no fortalecimento da região de saúde. Destaque para a fala dos Conselheiros: “o desenho das Redes deve ser o caminho da dor do outro”. Um dia profundo para o território e a constatação de que não ser ente federativo, não impede o fortalecimento da democracia participativa.

Principal

Lilian Welz

A prática foi aplicada em

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Campo Mourão

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz , Conasems1

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 jun 2016

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Interface Ensino-Serviço na Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (Acs) e Agentes de Controle de Endemias (Ace) em Porto Seguro-Ba.
Bahia
Práticas
Matriciamento como forma de ampliação do acesso dos usuários de Mateus Leme (Mg) às especialidades médicas
Minas Gerais
Práticas
Casa de Apoio Lagoa da Prata – Garantindo Acesso com Qualidade Aos Usuários do SUS, Potencialização da Humanização em Tratamento do Tfd – Tratamento Fora do Domicílio.
Minas Gerais
Práticas
Benefícios da Implementação do Fornecimento de Fórmulas e Suplementos Através o Serviço de Atenção Domiciliar (Sad)
Minas Gerais
Práticas
O Projeto Terapêutico Singular-Pts: Dispositivo do Cuidado Integral e Construção de Vínculos Entre Usuários, Equipes de Saúde, Redes de Atenção À Saúde e Apoio Matricial
Paraíba
Práticas
Apoio Matricial: uma Forma de Fazer Saúde. Fortalecendo a Atenção Básica
Espírito Santo
Práticas
Plano Regional Integrado 2018 – 2019: um relato da experiência de construção na 18ª Cres – Iguatu
Ceará
Práticas
Resultados exitosos na ESF Alcides Peixoto, Crato (CE): relato de experiência no desenvolvimento de projetos prioritários
Ceará
Práticas
Desburocratizando a marcação de consultas e exames por meio de uso de sistema de registro
Pernambuco