Finalidade da experiência: levar atendimento em saúde para todas as comunidades rurais do interior do município de acordo com as necessidades peculiares. Objetivos específicos: elaborar banco de dados com informações básicas para possibilitar o atendimento epidemiológico e de atenção básica à saúde.
Este projeto está sendo desenvolvido no município de Piratini, localizado a 347km da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o qual apresenta uma população aproximada de 20 mil habitantes e possui uma vasta extensão territorial de 3.539,688 km² (dados do IBGE).
O presente projeto busca ampliar o atendimento na área de saúde as famílias rurais do município, promovendo através do conhecimento empírico uma melhor análise das necessidades de saúde da população rural para que os profissionais e as ações de saúde do município sejam mais eficazes. A divisão do projeto em duas etapas promove uma economia de recursos públicos, pois possibilita identificar, quantificar e qualificar os atendimentos por regiões. Apesar do projeto estar apenas em seu início, já é possível observar em seus dados proporcionais um alto número de famílias atendidas, e observa-se que tal método de trabalho promove maior interação com a população, maior conhecimento e definição de problemas locais para possível enquadramento nas agendas de plano de ação da secretária da saúde e dos gestores municipais. Após a conclusão do projeto com a população rural e mediante sua análise, final os autores pretendem expandi-lo à população urbana do município promovendo as devidas adequações a essa nova realidade.
R. Vinte de Setembro - Centro, Piratini - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO