Viver sem Dor: grupo melhora qualidade de vida de mulheres com fibromialgia em Brejo do Cruz (PB)

Ana Karolina

No Dia Mundial da Fibromialgia, celebrado em 12 de maio, iniciativas como o grupo “Viver sem Dor” reforçam a importância do cuidado humanizado e multidisciplinar no tratamento da doença.

Realizado em uma unidade básica de saúde de Brejo do Cruz (PB), o projeto reúne mulheres diagnosticadas com fibromialgia em encontros semanais com atividades físicas, alongamentos, acupuntura, auriculoterapia, apoio psicológico e orientação nutricional. Os resultados demonstraram melhora significativa na qualidade de vida das participantes, com redução da dor, da fadiga e melhora do sono e da capacidade funcional.

A experiência evidencia como as práticas integrativas e o cuidado coletivo podem fortalecer a promoção da saúde e ampliar a qualidade de vida de pessoas que convivem diariamente com a fibromialgia.

Se inspire e saiba mais sobre a prática.  Conheça melhor o projeto aqui.

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)