No Dia Mundial da Fibromialgia, celebrado em 12 de maio, iniciativas como o grupo “Viver sem Dor” reforçam a importância do cuidado humanizado e multidisciplinar no tratamento da doença.
Realizado em uma unidade básica de saúde de Brejo do Cruz (PB), o projeto reúne mulheres diagnosticadas com fibromialgia em encontros semanais com atividades físicas, alongamentos, acupuntura, auriculoterapia, apoio psicológico e orientação nutricional. Os resultados demonstraram melhora significativa na qualidade de vida das participantes, com redução da dor, da fadiga e melhora do sono e da capacidade funcional.
A experiência evidencia como as práticas integrativas e o cuidado coletivo podem fortalecer a promoção da saúde e ampliar a qualidade de vida de pessoas que convivem diariamente com a fibromialgia.
Se inspire e saiba mais sobre a prática. Conheça melhor o projeto aqui.
Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)