Unidade de saúde instalada em unidade prisional promove o cuidado integral à saúde da população carcerária do Rio Grande (RS)

Ana Karolina

A garantia dos direitos humanos em saúde à população carcerária da Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG), no Rio Grande do Sul (RS), é a base do projeto Cuidado integral no sistema prisional de Rio Grande. A instituição, de segurança média e caráter misto, que atualmente abriga cerca de mil detentos, recebeu uma unidade básica de saúde prisional, em 2013, possibilitando o cuidado integral à saúde de homens e mulheres, incluindo o rastreamento de diversos tipos de câncer, o enfrentamento da dependência química e a prevenção ao suicídio, além de tratar da questão da violência doméstica.

Apesar dos desafios enfrentados pelo SUS no ambiente prisional, relacionados à superpopulação e às condições precárias, o projeto representa um importante avanço na promoção da equidade e no acesso universal à saúde. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Grande e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) no RS. 

Confira aqui a prática na íntegra.

Foto: Divulgação

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io