Olá,

Visitante

Programação de abril da VideoSaúde Fiocruz destaca diversos temas em saúde no Canal Futura

Entre os filmes, produções conjuntas com a Plataforma IdeiaSUS

Leitura: 2 minutos
Imagem do filme Construtoras de Caminhos / Produção: IdeiaSUS Fiocruz e VideoSaúde Fiocruz

No mês do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a VideoSaúde Fiocruz comemora com uma variedade de títulos que remetem a experiências exitosas de saúde no SUS e inclui na programação de abril do Canal Futura uma sequência de curtas metragens sobre saberes indígenas, cuidado e acolhimento de crianças com diferentes deficiências, violência contra a mulher e a expedição de Noel Nutels.

Começa pelo curta Construtoras de Caminhos, uma produção realizada conjuntamente com a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. O filme retrata o cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências, ouvindo quem é atendido e que lá trabalha, mostrando os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares e revela a importância do SUS e de seus profissionais para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. Exibido no domingo (7), o filme pode ser assistido gratuitamente na plataforma Globoplay.

No domingo (14), às 16h, é a vez de População em Situação de Rua, mais uma produção da VideoSaúde com a IdeiaSUS Fiocruz. O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, zona norte do Rio. Essa política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.

No mesmo dia, às 19h, o curta CorpoAlma, produzido pelas duas instituições. O filme retrata o grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro. Trata-se muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento, do corpo e da alma. Ao mesmo tempo em que se perde peso, amplia-se a autoestima.

Imagem do filme CorpoAlma / Produção: IdeiaSUS Fiocruz e Videosaúde Fiocruz

Confira a programação completa

No dia 16 (terça-feira), às 23h, passa o curta O índio cor de rosa contra a fera invisível, produção exclusiva da VídeoSaúde. O filme retrata a vida do sanitarista Noel Nutels. Ele percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos e filmou muitas de suas expedições. Em 1968, foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas do seu acervo e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de massacre histórico contra as populações indígenas. O vídeo será reprisado no dia 20 (sábado), às 21h45.

Mais uma produção da VídeoSaúde, Parteiras indígenas estará no Futura no dia 19 (sexta), às 15h10, com reprise no dia 21 (domingo), às 16h. O documentário mostra as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas. No mesmo dia, às 00h40, é exibido Violência contra a mulher. O filme, que será reprisado no dia 21 (domingo), às 6h, retrata as iniciativas no estado do Maranhão para oferecer assistência às mulheres vítimas de violência.

A parceria da VídeoSaúde com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que afirma que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. Por sua vez, o Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, alcançando todas as regiões do país. Os vídeos exibidos no canal ficam, também, disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Globoplay.

Por Ascom IdeiaSUS Fiocruz (com informações da VídeoSaúde Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também