Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, a equipe de curadoria em saúde da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz esteve em Paranaíta (MT) para uma visita técnica marcada por troca de experiências, aprendizado e reconhecimento. O objetivo foi acompanhar de perto a experiência “O SUS acontece quando a união prospera”, vencedora do Prêmio Fiocruz é SUS na 19ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS, realizada no ano passado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A iniciativa busca aprimorar serviços essenciais — em especial a oferta de cirurgias eletivas — a partir da cooperação entre diferentes esferas de governo. O modelo de cofinanciamento implantado pelo Programa de Cirurgias de Paranaíta mantém a fila de procedimentos eletivos zerada, evidenciando como a integração regional pode fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Sob coordenação de Marta Gama de Magalhães, da equipe da IdeiaSUS Fiocruz, e com a participação da curadora Leila Adesse, médica e doutora em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, a visita reuniu mentores do projeto, profissionais de saúde e gestores de Mato Grosso e dos municípios de Paranaíta, Alta Floresta, Monte Verde, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Canaã do Norte, Nova Bandeirantes, Nova Canaã e Nova Guarita.
Oficina, linha do tempo e visitas de campo marcaram a agenda
O primeiro dia foi dedicado à Oficina da Curadoria da IdeiaSUS Fiocruz, onde a prática premiada foi apresentada aos participantes. Marta e Leila explicaram o papel da plataforma, o trabalho da curadoria em saúde e as contribuições da Fiocruz para o fortalecimento do SUS. Durante a atividade, os participantes reconstruíram a linha do tempo da experiência, utilizando símbolos, imagens, notícias e memórias que ajudaram a compor um grande “quebra-cabeças” da prática nos diferentes municípios envolvidos.
Nos dois dias seguintes, a equipe realizou visitas a serviços de saúde em Paranaíta, Apiacás e Alta Floresta. Os encontros incluíram
diálogos sobre a readequação do fluxo de encaminhamentos para cirurgias eletivas e a necessidade de reforço na formação em serviço das equipes locais. “Em todas as atividades da visita técnica, foi enfatizado o processo de regionalização cooperativa existente na região, no qual os entes são autônomos e interdependentes, com responsabilidades compartilhadas e construção coletiva da rede de saúde”, destacou Marta.
Assista no canal da IdeiaSUS no Youtube o episódio de Vozes da Saúde que apresenta esta potente experiência do SUS.
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)