Olá,

Visitante

“Imuniza, Você Bem na Foto” – Fama/MG

Categoria não especificada

O município de Fama é o menor município da região de Alfenas, tendo uma população de 2.476 habitantes, e conta apenas com serviços de Atenção Primária à Saúde, referenciado os usuários que necessitam de serviços integrados na Média e Alta Complexidade para a cidade polo que fica à 15km de distância. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde vem cada vez mais fortalecendo as ações e serviços de saúde na porta de entrada do SUS. Entendendo que a imunização é um ponto de extrema importância na Atenção Primária, a Secretaria Municipal de Saúde, as Coordenações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde vem trabalhando incansavelmente para o alcance de metas, juntamente com a diminuição do conceito de ineficiência da vacina e as formas de educação e promoção de saúde, tornando o acesso fácil e atrativo aos usuários do SUS. Diante desse fato, a Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha “Imuniza, você bem na foto” que foi desenvolvida para ser aplicada em dias e horários estratégicos para uma maior adesão dos usuários, e com ações que fossem atrativas principalmente as crianças do município. A campanha teve uma grande mobilização da Equipe de Saúde para fazer a divulgação dos horários e a oferta de serviços que seriam prestados nos dias de evento, para que houvesse uma adesão maciça da população. A mobilização aconteceu em um parque no centro da cidade e contou com um Mural Virtual que registrava todos os usuários que eram imunizados, posteriormente sendo divulgados no site da prefeitura. Os eventos foram de grande importância, pois aproximou a população aos serviços de saúde, além de aumentar a cobertura vacinal ao ponto que ao avaliar a microrregião de saúde foi um dos dois municípios dentre vinte e quatro que alcançaram a meta de cobertura vacinal infantil. Portanto o município vem cada vez mais planejando ações que sejam atrativas, e que faça um SUS diferente e mais divertido mudando a lógica do cuidado, não focando na doença e sim na saúde, melhorando a sua eficiência e eficácia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Fama vem trabalhando constantemente a Atenção Primária em Saúde e a Vigilância em Saúde, objetivando um melhor desempenho nas ações de saúde de forma a melhorar os indicadores e a qualidade de vida da população, contudo foram encontrados alguns desafios como: – A adesão da população para tomar as vacinas e manter os cartões em dia; – O envolvimento dos pais nas campanhas de vacinação, resgatando a importância de ter o calendário vacinal completo; – O resgate da credibilidade dos imunológicos e a sua eficácia; – Minimizar a incidência de doenças que podem ser evitáveis através da imunização.

O município de Fama através da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária tem o foco de melhorar a qualidade de vida da população, objetivando a redução das doenças por causas evitáveis, uma vez que a cidade possui uma cobertura de 100% da Estratégia de Saúde da Família em um universo populacional de 2.476 habitantes, além de contar apenas com a Unidade Básica como porta de entrada, já que o município não possui uma rede assistencial que envolve outros serviços como a Média Complexidade, referenciando todos os usuários para a cidade de Alfenas/MG, que é o polo da micro região de saúde. As ações de prevenção e promoção da saúde são primordiais para o município, e com isso os serviços de imunização são considerados como ponto chave para minimizar possíveis doenças, portanto a cada dia a Secretaria de Saúde vem investindo em novas estratégias para que haja uma adesão maciça da população aos imunizantes. Entendendo a importância e a relevância da imunização no município, foi criado uma força tarefa para traçar um planejamento ao qual conseguisse ampliar a cobertura vacinal e assim o surgimento da campanha “Imuniza, você bem na foto” que tem como objetivo realizar ações de saúde trazendo a população junto aos serviços de saúde. A campanha “Imuniza, você bem na foto” foi construída a partir de um planejamento ao qual a Secretaria de Saúde em conjunto com a Coordenação da Atenção Primária e a Vigilância em Saúde, pudesse trazer atividades artísticas, de lazer e de educação para dias estratégicos, garantindo melhor adesão dos usuários. Foi criado para a campanha um espaço todo voltado para as crianças ao qual transformou a praça em um verdadeiro parque de diversões ofertando brinquedos as crianças vacinadas, doces, pipocas e brindes, porém o grande destaque foi o Mural “#Tô Vacinado!”, que teve objetivo de fazer o registro fotográfico dos usuários que foram imunizados e a exposição deles no site da prefeitura municipal, a partir da sua autorização, fazendo com que aumentasse a exposição, a importância da vacina nas redes sociais, e o anseio de participar da campanha os usuários que não estavam presentes até o momento. A campanha “Imuniza, você bem na foto” trouxe como resultado uma maior adesão dos usuários a imunização, além quebrar falsos conceitos sobre a ineficiência da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Fama com a mobilização dos profissionais de saúde e a execução do projeto “Imuniza, você bem na foto” conseguiu êxito no aumento da cobertura vacinal devido as ações de divulgação que foram amplas e feitas pelo município, através de redes sociais, feiras livres, propaganda volante, assim atingindo um número maior de pessoas com o intuito de participação expressiva no evento ao qual foi traçado metas de trabalho para garantir uma imunização mais eficiente e eficaz, trazendo os usuários aos serviços de saúde e, portanto, ofertando serviços que vão além apenas da vacinação. A campanha, focou em dias estratégicos e metodologias ativas envolvendo os usuários a atividades que causassem bem-estar tendo, um aumento na cobertura vacinal e uma satisfação dos usuários em estar presente nas atividades propostas. É importante e necessário ressaltar a participação e envolvimento dos profissionais de saúde que entendem a necessidade de fornecer um SUS de qualidade e humanizado, além de traçar estratégias inovadores na forma de fazer saúde.

Principal

Edson Prado Futemma

Coautores

Maurício Durval de Sá Fabia Gonçalves de Carvalho Elisângela de Jesus Alves

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba
Práticas
No caminho da formação: o olhar sensível para intervenção no cenário do Consultório na Rua
Paraíba