Olá,

Visitante

Novos episódios de Vozes da Saúde: uma prática de combate à obesidade infantil, um modelo exitoso de gestão em saúde e a implantação das PICS no SUS

Três diferentes soluções para importantes questões de saúde pública integram a série da IdeiaSUS Fiocruz, produzida em parceria com a VideoSaúde Fiocruz

Leitura: 2 minutos

A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, em parceria com a VideoSaúde Fiocruz, lança mais três novos episódios de Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS. A série retrata as lutas, os desafios, a criatividade e o compromisso de trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) e caminha para um total de 72 episódios que falam sobre a capilaridade, a diversidade e a potência de nosso sistema público de saúde.

Em A intersetorialidade do Programa Saúde na Escola (PSE) como ferramenta para o monitoramento dos índices de obesidade infantil, projeto desenvolvido em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a nutricionista Evylen Garcia inicia falando sobre o mapeamento do estado nutricional de crianças e adolescentes do município. O trabalho resultou na avaliação, de agosto a dezembro de 2022, de um total de 5.504 alunos da rede de ensino do município, dos quais 15% estavam com obesidade infantil. Diante do panorama, implantou-se um projeto piloto de combate ao problema de saúde pública, considerado porta de entrada para diversas doenças crônicas, como câncer, hipertensão, diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares, além de contribuir no agravamento de doenças respiratórias. A iniciativa apoiou-se no Programa Saúde na Escola, em integração com a Secretaria Municipal de Educação.

Fortalecendo a gestão em saúde: experiência e impactos das reuniões de gestão, episódio que traz o relato do mestre em Saúde Publica, Átila Mendes da Silva, fala sobre a democratização do processo de gestão do SUS de Iguaba Grande (RJ). O foco é a Política de Humanização do SUS, e o trabalho se dá por meio de reuniões, com a participação dos coordenadores e gestores da Saúde.

Já em Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o foco é a oferta das PICS, conforme preconiza a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PNPIC), no município de Arraial do Cabo (RJ). Raphael Paz de Souza, enfermeiro e coordenador do programa, conta como as práticas fazem frente ao modelo hegemônico biomédico, mostrando resultados eficientes e eficazes.

Retratos do SUS

Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS é um ponto de memória de práticas que refletem um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas, espalhadas pelo Brasil. Produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Fiocruz, a série traz depoimentos de diferentes atores e profissionais do SUS, refletindo lutas, desafios, criatividade, compromissos, medos e alegrias. Constitui-se um potente painel de personagens do SUS.

Atualmente, conta com 68 relatos em vídeo, acessíveis no canal da IdeiaSUS no Youtube, indo em direção a um total de 72 episódios (os novos vídeos estão sendo lançados ao longo deste mês de fevereiro e de março). A série tem o apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fundação.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também